Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Comité Olímpico Polaco dá diamantes, quadros, vales de férias e... apartamentos

Jogos Olímpicos vão ter lugar em Paris
Jogos Olímpicos vão ter lugar em ParisProfimedia
Chegar ao maior evento desportivo quadrienal é, por si só, uma grande honra. Competir por medalhas é, por si só, uma das maiores recompensas do desporto, mas depois de ganhar um anel de sonho, os melhores podem esperar muito, muito mais. Regressar de Paris com um apartamento? Porque não...

A equipa olímpica polaca é composta por mais de 200 atletas prontos a lutar por medalhas. Estatisticamente, menos de um em cada vinte viverá para ver uma medalha (os polacos conseguiram 14 em Tóquio), e com ela um bónus financeiro. No entanto, o Comité Olímpico Polaco e os seus parceiros oferecem muito mais aos melhores participantes e alguns podem surpreender.

Dinheiro, diamantes e arte

Quanto dinheiro se pode ganhar com uma medalha olímpica? A medalha de ouro corresponde a 250.000 euros, a medalha de prata a 200.000 euros e a medalha de bronze a 150.000 euros. Assim, as diferenças não são muito grandes, o que sublinha a dimensão do sucesso de uma simples conquista de uma medalha olímpica.

Cada pessoa que regressa de Paris com uma medalha traz também prémios menos óbvios: um diamante, um quadro e um vale de férias. A conquista do ouro é ainda recompensada com um apartamento de dois quartos. Cada prémio da lista tem a vantagem de ser um produto de investimento que deverá valorizar-se com o tempo, o que é importante para os atletas.

"Penso que muito poucos desportos permitem aos atletas comprar um apartamento com a sua bolsa atual e, como se sabe, uma carreira desportiva não é para sempre e é importante ter alguma segurança para o futuro. Os prémios são consideráveis, mas não posso esconder o facto de que o meu objetivo e a conquista de uma medalha estão ligados a valores ainda maiores - realizar-me a mim próprio, os meus sonhos e coroar o meu trabalho árduo até agora" - comentou a judoca polaca que vai a Paris, Beata Pacut-Kłoczko, do Kaman Sport Group.

Beata Pacut-Kłoczko defende que os prémios proporcionam aos atletas a segurança financeira necessária
Beata Pacut-Kłoczko defende que os prémios proporcionam aos atletas a segurança financeira necessáriaBeata Pacut-Kłoczko, archiwum prywatne

Que prémios nos desportos coletivos?

Nos desportos coletivos, os prémios para as medalhas continuam a ser grandiosos, embora variem ligeiramente. No caso das equipas, duplas, mistas, tripulação ou estafetas (2-7 pessoas), todos os membros receberão as mesmas recompensas financeiras, sendo que o apartamento para o ouro é um estúdio e não um apartamento de dois quartos.

Só que fazer parte de uma equipa de mais de sete pessoas significa uma abordagem marcadamente diferente à distribuição dos prémios. A equipa de ouro receberá 2 milhões de libras para distribuir, a equipa de prata 1,5 milhões e a equipa de bronze um milhão. Os prémios em espécie (um diamante, um quadro e um voucher de férias) para cada membro da equipa permanecerão inalterados, exceto os apartamentos, que não estão incluídos.

Nesta situação, apenas os multi-medalhistas poderão sentir-se prejudicados, uma vez que apenas os prémios financeiros estão sujeitos a soma, terminando todos os outros com o primeiro disco ganho. Mas, afinal, não é pelos prémios que os atletas olímpicos dedicam toda a sua vida ao desporto e à competição.

"Os prémios são uma motivação para os atletas, mas se apenas perseguirmos os valores materiais e esquecermos o mais importante, que é o processo em si e o prazer do desporto, não iremos muito longe. O pensamento orientado para a tarefa deve estar em primeiro lugar, e só o efeito que o nosso trabalho produzirá será um bónus sob a forma de recompensas pelas nossas realizações", disse a atiradora desportiva Julia Piotrowska.