Atletismo: World Athletics lança um nova prova bienal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atletismo: World Athletics lança um nova prova bienal

Budapeste será a primeira cidade a acolher o evento
Budapeste será a primeira cidade a acolher o eventoAFP
A World Athletics lançou na segunda-feira um novo campeonato mundial de três dias, com início em 2026, em Budapeste, para preencher a lacuna entre os Jogos Olímpicos e os campeonatos mundiais.

O Campeonato do Mundo de Atletismo Ultimate terá lugar de dois em dois anos e pretende atrair os maiores nomes do atletismo na primeira edição, entre 11 e 13 de setembro de 2026.

Os medalhados de ouro receberão 150.000 dólares (138 mil euros) cada de um fundo de prémios global de 10 milhões de dólares (9,2 milhões de euros)), o maior prémio de sempre na história do desporto.

O evento realizar-se-á de dois em dois anos - por outras palavras, nos anos entre os campeonatos mundiais ao ar livre.

Contará com a participação de até 16 dos melhores atletas do mundo por disciplina, num total de cerca de 400 atletas a participar.

"Com apenas os melhores dos melhores em competição e passando diretamente para as meias-finais e finais, criaremos uma pressão imediata sobre o desempenho dos atletas que pretendem reclamar o título de campeão", afirmou o presidente da World Athletics, Seb Coe, em comunicado.

O calendário do evento "assegurará, pela primeira vez, que o atletismo desfrutará de um momento de máximo alcance de audiência numa base anual".

O atletismo mundial optou por regressar a Budapeste, que acolheu os Campeonatos do Mundo de 2023 perante multidões quase lotadas para as sessões nocturnas.

Menções