Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bárbara Timo recupera de estiramento e fica fora dos Europeus de judo

Bárbara Timo falha Europeus de judo mas vai estar no Grand Slam do Tajiquistão
Bárbara Timo falha Europeus de judo mas vai estar no Grand Slam do TajiquistãoLUSA
A judoca Bárbara Timo, em articulação com a sua treinadora e o selecionador, estará ausente dos Europeus de Zagreb, que têm início na quinta-feira, de modo a recuperar de um “estiramento”.

A Bárbara está a recuperar de um estiramento. Nada de especial. Irá participar no fim de semana seguinte no Grand Slam do Tajiquistão (03 a 05 de maio, em Dushanbee)”, confirmou à agência Lusa a treinadora Ana Hormigo.

O objetivo é ter uma atitude de prevenção e quando Bárbara Timo tem margem de segurança no apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024, situação que lhe permite gerir estas últimas provas, sem correr grandes riscos físicos.

A judoca, que foi medalha de bronze nos Europeus de Lisboa em 2021 e vice-campeã mundial em 2019, quando ainda competia em -70 kg, tem ainda uma medalha de bronze em Mundiais, em 2022, e no último ano foi quinta classificada nos Europeus, ambos em -63 kg.

No ranking olímpico, Timo segue na 12.ª posição da sua categoria, 11.ª como entrada direta entre 17, pelo facto de se excluir a judoca do país anfitrião, Clarisse Agbegnenou, situada na oitava posição.

O apuramento para Paris2024 tem ainda quatro provas de importância a pontuar, casos dos Europeus, os Grand Slam do Tajiquistão (03 a 05 de maio) e Cazaquistão (10 a 12 de maio), e os Mundiais de Abu Dhabi (19 a 24 de maio).

Nos Europeus desta semana, Portugal compete com 15 judocas, sete em masculinos, Rodrigo Lopes (-60 kg), Miguel Gago (-66 kg), Thelmo Gomes e Otari Kvantdize (-73 kg), João Fernando e Anri Egutidze (-81 kg), e Jorge Fonseca (-100 kg), e oito em femininos, Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-47 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), de regresso à competição após lesão grave, Taís Pina e Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).