Fernando Valenzuela, lenda mexicana de basebol, morre aos 63 anos
"Os Dodgers lamentam o falecimento do lendário lançador Fernando Valenzuela", declarou a equipa da Major League Baseball na sua conta da rede social X. "Foi um dos jogadores com mais impacto na história dos Dodgers".
"Foi um dos jogadores mais impactantes da sua geração", reconheceu o comissário da Major League Baseball, Rob Manfred, num comunicado sobre a morte.
A morte de Valenzuela, que teve de se afastar das suas funções de comentador em outubro devido a problemas de saúde, ocorre na véspera do início da World Series entre os Dodgers e os New York Yankees.
As duas populares equipas não se defrontam pelo título da World Series desde 1981, ano em que Fernando entrou na competição e foi fundamental para a vitória da sua equipa.
O seu desempenho deu origem a um fenómeno desportivo conhecido como "Fernandomania", que atraiu milhares de fãs mexicanos e americanos ao Dodger Stadium e a outros estádios da liga principal.
Em 1981, tornou-se o único jogador a ganhar o prémio Cy Young Pitcher of the Year e o prémio Rookie of the Year na mesma época, liderando a Liga Nacional em strikeouts, shutouts, jogos completos, entradas lançadas e partidas.
O fenómeno culminou com a vitória dos Dodgers na World Series contra os Yankees.
"Honraremos a memória de Fernando durante a World Series de 2024 no Dodger Stadium", disse o comissário Manfred.