Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Willie Mays, lenda do basebol, morre aos 93 anos

A lenda do basebol Willie Mays morre aos 93 anos
A lenda do basebol Willie Mays morre aos 93 anosProfimedia
O icónico Willie Mays, considerado um dos maiores jogadores da história do basebol, morreu na terça-feira, 18 de junho, aos 93 anos, anunciou a família do venerado atleta americano.

A notícia, que chocou os fãs de basebol, foi confirmada pela família de Mays - o primeiro jogador negro a ser capitão de uma equipa da Major League Baseball - numa declaração conjunta com a sua antiga equipa, os San Francisco Giants.

"O meu pai faleceu em casa e entre os seus entes queridos", declarou o seu filho Michael Mays na missiva. "Quero agradecer-vos do fundo do meu coração partido pelo vosso amor inabalável por ele ao longo dos anos", acrescentou.

O presidente dos Giants da MLB, Greg Johnson, disse que Mays deixou uma marca que foi muito além do seu desporto. "Perdemos uma verdadeira lenda", afirmou.

Mays "teve uma profunda influência não só no basebol, mas também no tecido da América. Ele foi uma inspiração e um herói que será sempre lembrado e cuja falta será profundamente sentida", acrescentou.

O comissário da Liga Principal de Basebol, Rob Manfred, elogiou o jogador dos Giants como uma estrela que inspirou "gerações de jogadores e adeptos".

Mays, conhecido como "Say Hey Kid", nasceu no Alabama em 1931 e jogou basebol pela primeira vez com os Birmingham Black Barons da Negro American League em 1948.

Em 1950, foi contratado pelos Giants, então sediados em Nova Iorque, e estreou-se em 1951, deslumbrando com 20 home runs e ganhando o prémio de Rookie of the Year.

Três anos mais tarde, foi campeão da World Series com os Giants, o último título do franchise antes de se mudar para São Francisco.

"The Catch"

Na World Series de 1954, Mays fez uma das jogadas mais espantosas da história do basebol, apanhando a bola por cima do ombro durante a vitória no Jogo 1, que veio a ser chamada simplesmente "The Catch".

Essa espetacular oitava entrada contra os Cleveland Indians ajudou a manter o resultado empatado 2-2, mas os Giants acabaram por vencer o jogo por 5-2 em entradas extra.

Mays minimizou esse tipo de páginas memoráveis na sua carreira: "Eu apenas jogava todos os dias e gostava do que estava a fazer", disse uma vez quando entrevistado.

Mays retirou-se do basebol em 1973, terminando a sua carreira nos New York Mets, depois de ter jogado em São Francisco de 1951 a 1972.

Além de ganhar a World Series de 1954 com os Giants, ganhou dois prémios de MVP, com 11 anos de diferença, e bateu 660 home runs, o sexto melhor na lista de todos os tempos da MLB. Com 24 aparições no All-Star, foi introduzido no Hall of Fame do basebol em 1979.