Basquetebol: As estrelas do futuro espanholas começam a competir em dezembro em Tarragona
A competição onde nascem as estrelas no país vizinho regressará à capital da Costa Daurada, concretamente na Anella Mediterrània de Tarragona, na sequência do acordo alcançado pela ACB com a Câmara Municipal e com a colaboração da Diputación Foral de Tarragona. A Minicopa Endesa repete a experiência bem sucedida de há um ano, quando mais de 7.000 espectadores desfrutaram de um evento que deixou um importante retorno à cidade e à província.
Tarragona será o epicentro do melhor basquetebol de formação, com as equipas infantis (jogadores nascidos em 2011 e posteriores) de 16 clubes ACB. Ali, serão disputados 26 jogos durante três dias (sexta-feira, 6 de dezembro, à tarde, sábado, 7, em sessão dupla, e domingo, 8, de manhã), com dois campos no Palau d'Esports Catalunya e um terceiro no Poliesportiu de Campclar.
A primeira fase da Minicopa Endesa vai dar a conhecer as seis equipas qualificadas para a fase final em fevereiro próximo na Gran Canaria, em paralelo com a Taça do Rei (12 a 16 de fevereiro). O atual campeão Barça e o anfitrião Dreamland Gran Canaria já estão qualificados para a fase final.
Com o regresso da Minicopa Endesa, Tarragona vai assistir e vibrar com o talento das mais de 200 crianças que virão à competição onde nascem as estrelas. Mais de 120 crianças que chegaram à elite jogaram lá, com uma longa lista de "lendas" como Ricky Rubio, Luka Doncic, Domantas Sabonis, Jaime Fernández, Alberto Díaz, Victor Wembanyama ou Santi Aldama.