Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: O arranque da Liga ACB, com o Unicaja como alternativa ao Real Madrid e ao Barcelona

David Olivares
Final da Supertaça ACB entre Unicaja Málaga e Real Madrid
Final da Supertaça ACB entre Unicaja Málaga e Real Madridacb Photo / Emilio Cobos
A nova edição da Liga ACB arranca este sábado. Joventut-UCAM Murcia e Unicaja Málaga-Bàsquet Girona, às 17:00, abrem a época. Depois, MoraBanc Andorra-Dreamland Gran Canaria e Baxi Manresa-Valencia Basket às 19:45.

Os dois grandes favoritos só se estreiam no domingo. O Barcelona recebe o Coviran Granada no Palau às 11:30 e o Real Madrid visita o Leyma Coruña às 17:30.

Os blancos, depois de terem conquistado o triplete nacional na época passada, são os grandes favoritos à conquista do título, apesar da ausência de Yabusele e de Rudy Fernández e Sergio Rodríguez (estes dois últimos reformados). A dupla Campazzo-Tavares continua a fazer a diferença e a adaptação dos recém-chegados - Andrés Feliz, Xavier Rathan-Mayes, Usman Garuba e Serge Ibaka - está por ver.

O Barça de Peñarroya sabe que não se pode dar ao luxo de ter outro ano em branco. Por isso, reforçou-se com Juan Núñez, Kevin Punter, Justin Anderson e Chimezie Metu.

Alternativa está em Málaga

Mas é o Unicaja que está a mudar os tempos no basquetebol espanhol. Os malagueños conquistaram dois títulos neste mês de setembro: a Taça Intercontinental e a Supertaça ACB, onde venceram o UCAM Murcia e o Real Madrid.

Na época passada, ganharam a Liga dos Campeões de Basquetebol e foram campeões da Liga regular. Há duas épocas, ganharam a Taça do Rei. Alberto Diaz, Kendrick Perry, Tyson Carter, Kam Taylor ou Dylan Osetkowski, agora reforçados com Olek Balcerowski, Tyson Perez e Killian Tillie, são uma alternativa muito séria aos dois grandes.

Por outro lado, o UCAM Murcia quer confirmar a época histórica que terminou com o segundo lugar na Liga e contratou Dani García e Vladimir Brodziansky. Simon Birgander regressa de lesão e Sant-Roos, Dylan Ennis e Hakansson continuam a jogar.

O regresso de Laso

Por outro lado, uma das grandes atracções da época é o regresso de Pablo Laso a Espanha para liderar o Baskonia. Donta Hall, Luwawu-Cabarrot, Kamar Baldwin e Trent Forrest chegam a Vitória.

Nas Canárias, o La Laguna Tenerife continua com o eterno Marcelinho Huertas ao leme e trouxe Lluís Costa, David Kramer e Thomas Scrubb, enquanto Jaka Lakovic, do Dreamland Gran Canaria, trouxe Joe Thomasson, Carlos Alocén e Mike Tobey.

O Valência Basket fecha este grupo de aspirantes a grandes feitos. Os Taronja, que continuam a contar com Chris Jones, o jovem Sergio de Larrea e Pradilla e Aróstegui, juntaram Jean Montero e Ethan Happ como estrelas.