Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Será esta a última época de Rudy Fernández como jogador profissional?

David Olivares
Rudy Fernández acerta arremesso de três pontos diante da marcação de Andrew Andrews
Rudy Fernández acerta arremesso de três pontos diante da marcação de Andrew AndrewsACB/ D. Grau
O avançado maiorquino publicou uma história enigmática no Instagram, depois de enfrentar o seu Penya em Badalona, que mais tarde apagou. "É uma pena, mas... só posso dizer adeus para sempre, embora continue a pensar em ti". Villacampa também disse que o jogo de sábado poderia ter sido o último de Rudy em Badalona.

Rudy Fernández (38 anos) é uma lenda viva do basquetebol espanhol e mundial. É o único jogador que esteve presente em todas as seis medalhas de ouro conquistadas pela Espanha (Campeonato do Mundo de 2006, Campeonato do Mundo de 2019, Eurobasket 2009, Eurobasket 2011, Eurobasket 2015 e Eurobasket 2022).

Conquistou também três medalhas olímpicas (prata em Pequim 2008, prata em Londres 2012 e bronze no Rio 2016) e mais duas medalhas europeias (prata em 2007 e bronze em 2015).

Com o Real Madrid, ganhou três Euroligas, seis Ligas ACB, cinco Taças do Rei e nove Supertaças de Espanha, às quais se juntam uma Taça, uma Eurocopa ULEB e um FIBA EuroChallenge com o Joventut.

A nível de clubes, Rudy não fez qualquer anúncio oficial sobre uma possível reforma. A atual campanha pode ser histórica, já que o Real Madrid lidera a ACB com 14 vitórias e uma derrota e a EuroLiga com 15 vitórias e apenas um jogo perdido. Além disso, já ganhou a Supertaça de Espanha.

Ao seu post no Instagram, juntam-se as declarações da sua irmã Marta, que se dirigiu a ele nos seguintes termos, depois de visitar Badalona para enfrentar o seu clube natal, o Joventut. "Rudy, hoje não pude ir ver-te a Badalona. Mas aplaudo-te e aplaudirei sempre por tudo o que nos fizeste desfrutar no Olímpico com a camisola do Penya".

Despedida de Villacampa

Jordi Villacampa, presidente do Joventut, também comentou o assunto e considera que deveria ter sido melhor tratado em Badalona.

"Ontem foi provavelmente o último jogo de Rudy no Olímpico de Badalona. Quero agradecer-lhe por tudo o que deu ao nosso clube, pela sorte de o ter desfrutado e pela grande carreira que teve como jogador. Penso que ontem merecia uma despedida melhor da nossa parte. Forza Penya", afirmou.

Abandona a seleção após os Jogos

O que o maiorquino tornou público é que se vai retirar da seleção nacional depois dos Jogos Olímpicos. Para chegar a Paris, a Espanha pode contar com o apoio dos seus adeptos nos Jogos Pré-Olímpicos que se realizarão em Valência de 2 a 7 de julho, onde jogará contra o Líbano e Angola na fase inicial e depois irá cruzar na fase a eliminar (meia-final e final) com o melhor do grupo formado pela Finlândia, Polónia e Bahamas.