Basquetebol: Sem Franz Wagner, campeões do mundo começam em falso diante da França (66-90)
Os 18.500 adeptos presentes na Lanxess Arena, com lotação esgotada, tiveram uma grande desilusão ainda antes do início do jogo. Wagner, que, de acordo com a imprensa, prolongou o seu contrato com a equipa da NBA, os Orlando Magic, por cinco anos, receberá pelo menos 224 milhões de dólares americanos e será um dos desportistas alemães mais bem pagos da história, não foi autorizado a jogar porque ainda não tinha assinado.
Recorde o Alemanha-França
O seu irmão mais velho, Moritz, que também joga nos Orlando Magic, não participou pelo mesmo motivo, e Daniel Theis (mais recentemente nos LA Clippers), que está sem contrato, também só pôde assistir. Pelo menos os Wagners deverão estar presentes no segundo teste contra os franceses em Montpellier, na segunda-feira.
Herbert, que vai deixar o cargo após os Jogos de verão e procura um novo desafio, teve de prescindir de um total de quatro campeões do mundo. Johannes Thiemann foi poupado devido a problemas no joelho.
Os primeiros doze arremessos terminaram
No início, a equipa alemã, dizimada, sentiu falta de ritmo, sobretudo no ataque, e falhou todos os seus primeiros doze lançamentos de três pontos. Os experientes franceses, reforçados por Wembanyama (2,24 m), dominaram a partida.
Pouco antes do final da primeira parte, houve alguma agitação. O capitão Dennis Schröder, que era um raio de esperança, chocou com Evan Fournier, que sufocou o armador alemão com as duas mãos e foi mandado para o balneário pelos árbitros.
"Simplesmente não marcámos pontos suficientes, precisamos de marcar mais", disse Ingo Weiss, presidente da Federação Alemã de Basquetebol (DBB), durante o intervalo no MagentaSport.
Mas Wembanyama (20), estreante do ano na NBA, aumentou ainda mais o ritmo e acabou por ser o melhor marcador do jogo, com 25 pontos.
Schröder (23) foi o melhor marcador da equipa alemã, que melhorou um pouco, mas continuou a marcar mal e não conseguiu manter o jogo emocionante. O apoio em Colónia, onde a equipa alemã tinha impressionado na fase preliminar do Campeonato da Europa de 2022, a caminho da medalha de bronze, também não ajudou.
Herbert ainda tem de retirar jogadores
Herbert ainda tem de retirar quatro jogadores antes do início do torneio. O canadiano espera poder nomear a sua equipa de 12 jogadores após o segundo teste. O objetivo em Paris é ganhar a terceira medalha em três anos. A França é o adversário da equipa alemã na fase preliminar dos Jogos Olímpicos.
Depois da jornada dupla no início do torneio, a seleção alemã fará jogos-teste contra os Países Baixos em Hamburgo (13 de julho), contra o Japão em Berlim (19 de julho) e contra os Estados Unidos, favoritos ao ouro em Paris, em Londres (22 de julho).