Mundial basquetebol: Canadá esmaga França, Markkanen insuficiente, Alemanha e Lituânia vencem
Angola 67-81 Itália
Houve jogo até ao terceiro período, mas o último quarto resolveu aquele que foi um dos jogos inaugurais do torneio. Com um parcial de 10-20, a Azzurra venceu os africanos.
Childe Dundao e Simone Fontecchio marcaram 19 pontos, apenas mais um do que Stefano Tonut.
Finlândia 72-98 Austrália
A equipa da Oceânia precisou de algum tempo para entrar no jogo, mas 28 pontos no segundo quarto foram suficientes para os colocar na frente e dar passos largos em direção a uma vitória que se confirmou após o intervalo.
Patty Mills, dos Hawks, foi a estrela do jogo com 25 pontos e oito ressaltos, perto de um duplo-duplo. Tanto Lauri Markkanen (19 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências) como Josh Giddey (14 pontos, 9 ressaltos e 8 assistências), perto dos dois dígitos nas três principais estatísticas.
México 71-91 Montenegro
A história foi semelhante neste jogo, com a igualdade inicial a dissolver-se gradualmente: um parcial de 0-9 no final confirmou a vitória da equipa europeia, que está destinada a passar a fase de grupos.
Nikola Vucevic, dos Chicago Bulls, marcou 27 pontos e 12 ressaltos, tornando-se uma das grandes estrelas do dia. Francisco Javier Cruz Saldivar foi o melhor dos mexicanos (16P, 3R e 6A).
Letónia 109-70 Líbano
Provavelmente o jogo menos emocionante de todos, porque era claro desde o início quem ia ganhar: ao intervalo, o resultado era de 55-30, pelo que já era uma conclusão precipitada.
Dairis Bertans brilhou com 20 pontos e Sergio El Darwich e Omari Spellman, com 19 e 18, respetivamente, foram os principais nomes do Líbano.
República Dominicana 87-81 Filipinas
Karl-Anthony Towns, com 26 pontos, foi o líder ofensivo da seleção das Caraíbas, num jogo equilibrado que acabou por ser decidido nos minutos decisivos.
As Filipinas conseguiram segurar a vantagem graças a Jordan Clarkson, dos Utah Jazz, que marcou 28 pontos, mas no final a vitória ficou com os dominicanos, que agora estão no segundo lugar no Grupo A.
Alemanha 81-63 Japão
Os alemães não quiseram esperar muito tempo para garantir a vitória (53-30 ao intervalo) que lhes dá alguma tranquilidade para os próximos dois jogos.
Moritz Wagner, dos Orlando Magic, destacou-se com 25 pontos e ficou a um passo de um grande duplo-duplo. Yuta Watanabe, dos Brooklyn Nets, tentou segurar a sua equipa com estatísticas notáveis (20P, 6R, 2A).
Egipto 67-93 Lituânia
A equipa de Kazys Maksvytis conseguiu uma vitória convincente sobre os africanos, que reagiram sem grande sucesso a uma desvantagem de 22-20 no segundo quarto.
Margiris Normantas (18 pontos, 1 ressalto e 2 assistências) e Jonas Valanciunas (15 pontos, 10 ressaltos e 1 assistência), sobretudo este último, foram os principais protagonistas da vitória. Assem Marei (14P, 9R e 1A), o melhor dos egípcios.
Canadá 95-65 França
Mesmo sem Jamal Murray, que está de fora do Campeonato do Mundo, a equipa norte-americana atropelou o conjunto gaulês para vencer claramente - especialmente graças a parcial de 25-8 no terceiro quarto.
Shai Gilgeous-Alexander confirmou que é uma das estrelas do torneio graças a um desempenho soberbo (27P, 13R, 6A), enquanto Evan Fournier foi o melhor dos franceses (21P, 3R, 1A).