Mundial de basquetebol: Canadá impõe-se à Eslovénia de Doncic (100-89)
Luka Doncic não conseguiu levar a Eslovénia à sua primeira meia-final do Campeonato do Mundo de basquetebol. A dureza defensiva dos americanos apagou a luz sobre a jovem estrela, que acabou por se desequilibrar e ser desqualificada. Os seus 26 pontos de pouco serviram no final dos 40 minutos.
O jogador dos Dallas Mavericks superou o melhor que pôde, numa primeira fase, a dura defesa canadiana, trabalhando arduamente nas trocas para ficar sempre com o poste e, a partir daí, fazer estragos com a sua capacidade de penetração no drible e de tirar partido da pintura, quer marcando, quer sofrendo faltas.
Como resultado, Luka era o melhor marcador ao intervalo, com 17 pontos (cinco lances livres convertidos em seis tentados). No entanto, a dureza canadiana, protegida pelo laxismo do árbitro, fez com que o esloveno estivesse mais concentrado em protestar do que em jogar durante uma boa parte do primeiro período. Nesses momentos, Klemen Prepelic manteve a sua equipa no jogo com 11 pontos.
Entretanto, o Canadá aproveitou a inoperância da defesa europeia para fazer estragos no contra-ataque. Os seus três pilares, Shai Gilgeous-Alexander (31 pontos e 40% de eficácia de lançamento), Dillon Brooks e RJ Barrett, não falharam. A eles juntou-se Nickeil Alexander-Walker para manter uma vantagem confortável em todos os momentos.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Mesmo assim, a equipa liderada por Aleksander Sekulic conseguiu ir para os balneários com o resultado empatado a 50-50. Infelizmente, a energia gasta para acompanhar os norte-americanos foi demasiado pesada para os jogaodres dos Balcãs, que cederam o terceiro quarto por 30-21, apesar de estarem a perder por 16 pontos.
A Eslovénia entrou no último período a perder por nove pontos. Embora as sensações do final do período anterior indicassem que as coisas iriam equilibrar-se, o cansaço e a falta de sucesso acabaram por estender o tapete vermelho mais cedo do que o esperado para os rapazes de Jordi Fernández.
A nota negativa nos instantes finais veio de Dillon Brooks e Luka Doncic. O americano foi desqualificado a sete minutos do fim por ter cometido uma falta técnica quando já tinha acumulado uma falta anti-desportiva. O jogador dos Dallas Mavericks foi expulso por duas faltas técnicas.
O Canadá vai defrontar nas meias-finais a poderosa Sérvia, uma das melhores equipas do torneio e que só perdeu com a Itália quando já estava qualificada para os quartos de final. A Eslovénia, por sua vez, disputará o quinto ao oitavo lugar, com a Lituânia à sua espera no primeiro jogo.