Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Laura Nicholls: um ícone do basquetebol espanhol que abraçou um novo desafio no... andebol

Laura Nicholls está a enfrentar uma nova etapa como jogadora de andebol.
Laura Nicholls está a enfrentar uma nova etapa como jogadora de andebol.JAVIER SORIANO / AFP
A basquetebolista, que jogou em 13 equipas durante a sua longa carreira (Perfumerías Avenida e Galatasaray, entre outras), enfrenta uma experiência muito diferente de todas as suas anteriores.

Laura Nicholls é a protagonista de uma história com tons românticos e nostálgicos. No final do século passado, quando ainda era criança, abandonou o sonho de jogar andebol e enveredou pelo basquetebol; uma decisão também condicionada pela inexistência de uma equipa feminina de andebol em Camargo.

Nunca saberá o que teria sido dela se tivesse insistido na outra opção, mas a verdade é que não se saiu mal: ganhou nove medalhas com a camisola espanhola (destaque para uma medalha de prata olímpica e três medalhas de ouro europeias) e teve uma carreira profícua a nível de clubes.

Agora, um reencontro com o passado. A jogadora de 35 anos vai competir na División de Honor Oro de andebol feminino e defenderá as cores do Uneatlantico Pereda. " Há espinhos que ficam presos dentro de nós e tentamos sempre tirá-los", afirmam as jogadoras do Santander num comunicado em que se mostram "encantadas" com a sua chegada.

"Não tem de ser um adeus definitivo, mas situações pessoais não me permitiriam ir à chamada da seleção com a concentração e energia necessárias para enfrentar compromissos tão exigentes como os do próximo verão", disse Nicholls em 2021, quando começou a dar passos para a reforma.