Basquetebol: Paris Basket venceu Bourg (89-81) e conquista a Taça Europa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Paris Basket venceu Bourg (89-81) e conquista a Taça Europa

TJ Shorts e Paris conquistam o título
TJ Shorts e Paris conquistam o títuloProfimedia
Perante o seu público, o JL Bourg fez tudo para vencer, mas o Paris Basket justificou o seu estatuto de favorito e esmagou a final em dois jogos. Três anos depois do Mónaco, um clube francês vence a Taça Europa

JL Bourg 81-89 Paris Basket

Na primeira partida da final da Taça Europa de basquetebol, na terça-feira, o Paris BasketBall tinha dominado o JL Bourg por uma larga margem em casa. A competição poderia assim terminar esta noite, a não ser que os Burgiens conseguissem uma reviravolta no seu pavilhão, o Ekinox. Para ganhar um jogo do play-off, a equipa da casa teria de fazer uma exibição diferente contra uma equipa parisiense cheia de confiança.

Uma coisa era certa: esta não era a mesma equipa de Bourg que tinha visto na primeira mão. Melhor circulação de bola, mais consistência na seleção de lançamentos, e um Isiaha Mike redescoberto em termos de disparos ao cesto, como Jeremy Morgan, que criou uma primeira brecha. Asfixiado na defesa, o Paris era uma sombra da equipa que tinha dominado três dias antes.

O melhor treinador da temporada da Taça Europa, Tuomas Iisalo, rapidamente encontrou as palavras para colocar a sua equipa de volta ao jogo. Mas graças a um remate de Hugo Benitez, os JL mantiveram a liderança no final do primeiro período (26-24). O ambiente tornou-se então tenso, sobretudo depois de um técnico ter obrigado Jeremy Morgan, em desvantagem por faltas, a ir para o banco.

O Paris aproveitou a situação para voltar a entrar no jogo, ainda sob o impulso do MVP TJ Shorts. O americano terminou com 13 pontos e manteve a sua equipa no jogo. No entanto, o JL Bourg estava em vantagem a meio da partida (46-43), mas uma vantagem de três pontos quando o domínio era maioritariamente caseiro não era um bom presságio.

O jogo transformou-se então numa batalha furiosa, com Tyson Ward e depois Nadir Hifi a aproximarem-se para colocar o Paris na liderança. Uma pequena almofada de segurança que os JL se esforçaram por reduzir, mas que se tornava difícil, com muitas faltas e remates contestados, mas sob o impulso de Axel Julien, frequentemente presente nos grandes eventos, Bourg conseguiu voltar ao jogo.

De tal forma que, no final do terceiro período (63-64), o Bourg conseguiu recuperar um ponto. A Ekinox estava ao rubro, mas a temperatura baixou rapidamente com a avalanche de lançamentos de longa distância do Paris, que passou a ter uma vantagem de 8 pontos em 3 minutos, liderada por Mikael Jantunen. A situação era agora crítica para os anfitriões, que tentavam apertar a sua defesa, mas do outro lado da quadra, o JL sofria.

O Bourg tentou o seu melhor, colocando os seus melhores atiradores em campo, mas não conseguiu colmatar a falha. Paris era demasiado forte, e TJ Shorts e depois Nadir Hifi fizeram lançamentos monstruosos para repelir o último ataque de Bourg. Os JL deram tudo o que tinham e não tinham nada a apontar, mas o Paris venceu logicamente por 81-89 e encerrou a competição, assumindo o seu estatuto de favorito até ao fim. O Mónaco só teve de esperar três anos pelo seu sucessor: o Paris ganhou a Taça Europa e vai jogar na EuroLiga na próxima época.