Basquetebol: Portugal arranca qualificação com derrota perante Israel (70-72)
Portugal 70-72 Israel
Depois de passar por uma primeira ronda, Portugal arrancou a qualificação para o Campeonato da Europa basquetebol em 2025. Num grupo complicado, Odivelas acolheu o primeiro embate frente a um conjunto de Israel com alguns atletas que participam na Euroliga.
Sem Neemias Queta (em plena época da NBA com os Bostons Celtics), Portugal estreou Rúben Prey que teve uma boa contribuição (10 pontos e quatro ressaltos) e, em conjunto com Travante Williams (18 pontos, quatro ressaltos e três assistências) ajudou a equipa nacional a manter o jogo equilibrado até aos segundos finais. Contudo, no último período, os israelitas liderados por Tomer Ginat (17 pontos) e Yam Madar (16 pontos e cinco assistências) seguraram a vantagem de dois pontos e seguraram o triunfo.
Pese embora ter dominado a luta das tabelas (40-37 em ressaltos) e das perdas de bola (15-18 em turnovers), Portugal esteve menos eficaz na hora de lançar ao cesto e acabou com uma percentagem de 39,4%, estando especialmente desinspirado nos triplos (2 em 21).
Com este resultado, Portugal junta-se à Eslovénia no topo da tabela, com dois pontos. Portugal soma um ponto, os mesmos da Ucrânia, o próximo adversário.