Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alba Torrens leva a Espanha à final do Eurobasket feminino (69-60)

Espanha vai jogar a final do Eurobasket feminino
Espanha vai jogar a final do Eurobasket feminino@BaloncestoESP
Houve momentos em que parecia que o jogo seria quase uma formalidade, mas numa meia-final do Eurobasket é difícil que isso aconteça. A grande primeira parte da Espanha foi ensombrada na segunda pelo bom arranque das húngaras e pelo atolamento ofensivo das espanholas. Alba Torrens (27 pontos) e a defesa foram a chave para chegar à final e garantir a medalha. Bélgica e França disputarão o outro lugar no jogo decisivo.

Recorde as incidências da partida

Em Ljubljana (Eslovénia), a Espanha não quis surpresas e dominou desde o início. Com uma grande defesa como base sólida e o estilete ofensivo da grande Alba Torrens, a equipa de Miguel Méndez manteve-se na frente quase desde o início.

Torrens marcou 10 dos 18 pontos da Espanha no primeiro quarto (18-14), aos quais juntou 2 ressaltos e 2 assistências. A veterana Silvia Dominguez (36 anos e 210 vezes selecionada) comandou o espetáculo a partir da posição de base.

O grande problema para as espanholas era jogar por dentro, pois a húngara Hatar (2,08 metros) é a mais alta do campeonato, a Tavares da Hungria, e só a sua presença intimida qualquer um.

Paula Ginzo faz um cesto na meia-final contra a Hungria.
Paula Ginzo faz um cesto na meia-final contra a Hungria.@BaloncestoESP

Torrens (33), de Maiorca, foi a líder absoluta do jogo. Dois triplos (4 de 4 no total) significaram o arranque definitivo da equipa, com um 33-20 e 16 pontos da jogadora eleita melhor jogadora da Europa em duas ocasiões. A armadora húngara Studer, com 6 pontos consecutivos, colocou a sua equipa 10 pontos atrás da Espanha ao intervalo (38-28).

As húngaras entraram fortes no segundo período e chegaram a estar a sete pontos (46-39). A Espanha estava bloqueada no ataque e manteve a sua forma graças à sua defesa forte e agressiva. Os adversários ganharam vida e colocaram a Espanha numa situação muito difícil, com a vantagem a ser reduzida para quatro pontos (50-46).

Numa situação difícil, a quem recorrer? Sim, Alba Torres voltou a usar a sua arma para marcar o seu quinto triplo e dar algum fôlego às suas companheiras de equipa. A número 7 de Espanha foi mais uma vez a salvação.

A Espanha jogou uma grande defesa contra as húngaras.
A Espanha jogou uma grande defesa contra as húngaras.@BaloncestoESP

As espanholas entraram nos últimos três minutos com apenas três pontos de vantagem. O sofrimento estava a bater à porta. Alba e a defesa mantiveram a equipa à tona e permitiram um final tranquilo, com nove pontos de vantagem no marcador final (69-60).

A surpreendente derrota frente à Letónia no primeiro jogo do Eurobasket faz agora parte do passado. Fora das meias-finais do Campeonato da Europa de 2021 e do Campeonato do Mundo de 2022, a Espanha regressa ao topo do basquetebol europeu.

O ponto negativo foi ver as bancadas quase vazias. A semifinal de um Eurobasket merecia um pouco mais de expetativa, sobretudo num país tão ligado ao basquetebol como a Eslovénia.