Basquetebol: Seleção feminina perde na Sérvia rumo ao Euro-2025 (71-37)
Recorde aqui as incidências do encontro
Depois dos triunfos por 65-52 em casa sobre a Macedónia do Norte e 78-63 na visita à Ucrânia, que jogou na Letónia face à guerra com a Rússia, as pupilas de Ricardo Vasconcelos encaixaram um desaire esperado, embora por números expressivos, frente a uma seleção de outro patamar, que atingiu os quartos de final nos Jogos Olímpicos Paris2024, afastada pela Austrália, que seria medalha de bronze.
Sem jogar oficialmente há um ano, as lusas ainda conseguiram equilibrar no primeiro período (18-12), mas apenas um lançamento de campo convertido no segundo, acabou definitivamente com eventuais dúvidas sofre o rumo do desafio, que foi para intervalo com 33-16, 17 pontos de diferença.
As portuguesas até trabalhavam bem na defesa, contudo, ofensivamente, não foram além de 21% na eficácia, que baixou para 15% nos lançamentos de campo de dois pontos, ante os 33% das suas rivais.
Portugal começou bem o terceiro parcial e aproximou-se no marcador (33-21), contudo, a Sérvia, que liderava confortavelmente, ajustou a sua eficácia ofensiva e voltou a fugir, partindo para o período decisivo com 19 pontos de avanço, 47-28.
Este acabou por ser a pior fase para as lusas, que voltaram a cometer os mesmos erros ofensivos, com grande desacerto, acabando igualmente por permitir maior à vontade às sérvias para irem dilatando a vantagem, que no fim se cifrou em pesados 34 pontos.
Yvonne Anderson, com 16 pontos, e Jovana Nogic, com 15, foram as marcadoras de serviço na Sérvia, enquanto nas portuguesas se destacaram Sofia da Silva, com 12, e Mariana Silva, com oito.
No domingo, Portugal defronta novamente a Macedónia do Norte.
Avançam para a fase final os vencedores dos oito grupos mais os quatro melhores segundos classificados, que se juntam aos quatro organizadores, República Checa, Alemanha, Grécia e Itália.