Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bélgica vence Espanha (64-58) e sagra-se campeã europeia feminina de basquetebol

Linskens, com 18 pontos e 15 ressaltos, foi um pesadelo para a Espanha
Linskens, com 18 pontos e 15 ressaltos, foi um pesadelo para a Espanha@EuroBasketWomen
Depois de dominar a maior parte do jogo, um último quarto cheio de nervos e erros impediu a seleção espanhola de conquistar a sua quinta medalha de ouro. O jogo interior belga, com Emma Meesseman e Kyara Linskens a dominarem o espaço em pontos e ressaltos, destruiu as jogadoras espanholas. A Bélgica venceu o seu primeiro Campeonato da Europa.

Recorde as incidências da partida

Resultado final da partida
Resultado final da partidaFlashscore

A seleção feminina de Espanha, das cinco finais disputadas até à data, tinha ganho quatro e só tinha perdido uma, em 2007. A equipa procurava o seu quinto título. O grande obstáculo no seu caminho era a MVP do torneio. A belga Emma Meesseman tinha uma média de 21,2 pontos, 8,8 ressaltos, 6 assistências e 31,6 de eficácia, uma verdadeira estrela.

No entanto, a grande virtude da Espanha foi, ao longo de todo o torneio, a força do grupo. Como disse a veterana Silvia Domínguez, em cada jogo uma jogadora diferente podia destacar-se, mas todas contribuem para La Familia. A equipa de Miguel Méndez começou com grande solidez na defesa e no ataque: um início de 12-6 foi um aviso sério para as belgas.

O primeiro quarto terminou com um 17-13 para as espanholas, com Raquel Carrera (6 pontos) a ser o principal trunfo no ataque. Meesseman, com oito pontos, voltou a liderar as centro-europeias.

Queralt Casas esteve muito inspirado e foi um dos melhores.
Queralt Casas esteve muito inspirado e foi um dos melhores.@BaloncestoESP

Queralt Casas tomou o testemunho de Carrera no segundo quarto. Com boas penetrações e um 2 de 2 nos três pontos, foi a referência ofensiva da equipa. A defesa foi de novo a chave para Espanha ir para o intervalo com uma vantagem de sete pontos: 32-25.

As belgas pressionaram no terceiro período. Procuraram Meesseman, mas não a encontraram tão facilmente como no resto do torneio. A defesa espanhola fechava muito bem as linhas de passe. Queralt e Raquel Carrera continuaram a dominar o jogo ofensivo de Espanha. Uma finalização precipitada de Silvia Domínguez impediu que as espanholas entrassem na reta final com mais vantagem do que os 5 pontos que marcou (48-45).

No momento em que o ouro estava em jogo, os nervos começaram a manifestar-se. Ambas as equipas falharam lançamentos e até layups aparentemente fáceis. Quem controlasse melhor a ansiedade teria muito a ganhar. A belga Linskens, num grande jogo, compensou o que a sua colega de equipa Meesseman por vezes não conseguia oferecer. A 5 minutos do fim, as belgas passaram para a frente (54-55). A Espanha estava presa no ataque.

Os últimos minutos foram muito mal geridos pela Espanha, com um enorme colapso no ataque. A Bélgica roubou bolas e marcou facilmente. Isso fez com que a vitória desaparecesse. A prata é uma grande conquista, mas quando o grande prémio estava tão perto, não tem o mesmo sabor.

MVP da partida para o Flashscore: Kyara Linskens

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore