Taça Europeia: FC Porto derrotado no prolongamento (90-86), Sporting perde na Turquia (99-87)
Bilbao 90-86 FC Porto
O FC Porto teve a vitória no bolso, mas o Bilbao recuperou a tempo de levar o jogo para prolongamento e confirmar o triunfo que adiou a qualificação portista para a Taça Europeia.
Os dragões tinham uma remota possibilidade de conseguir o apuramento já esta noite, mas a equipa espanhola, que já tinha vencido no Dragão Caixa, deu uma boa resposta aos melhores períodos da equipa portista, num jogo equilibrado que acabou com a diferença de apenas dois pontos no final do 1.º período.
O FC Porto superiorizou-se nas transições, mas o Bilbao não deixou fugir a equipa de Fernando Sá. No entanto, o FC Porto entrou melhor no 3.º período e conseguiu construir uma vantagem interessante (50-62).
Apesar dessa superioridade no marcador, o FC Porto não conseguiu segurar a equipa basca, que teve o seu melhor período ofensivo (27-15) e conseguiu chegar ao prolongamento.
No tempo extra, o Bilbao foi mais eficaz e acabou por levar a melhor (13-9), ultrapassando a equipa portista na classificação. Anthony Barber, com 25 pontos, três ressaltos e cinco assistências foi a referência azul e branca nesta partida.
Com este resultado, o FC Porto continua a depender de si para conseguir o apuramento para a fase a eliminar: basta vencer o Gottingem, da Alemanha, no Dragão Caixa.
Bahçesehir 99-87 Sporting
O Sporting vai ter de vencer o Legia na próxima jornada por pelo menos 10 pontos para continuar na Taça Europeia de basquetebol, depois de perder por 99-87 frente aos turcos do Bahçesehir.
Os leões ainda tinham (e têm) possibilidades de lutar pelo apuramento para a fase eliminar, mas tinham uma tarefa difícil pela frente.
A equipa da Turquia entrou melhor e conseguiu uma boa margem numa etapa inicial, acabando o primeiro tempo com uma vantagem de cinco pontos (25-20).
No entanto, foi mesmo o segundo tempo a deitar tudo a perder para a equipa verde e branca, que teve um parcial de 17-3 e chegou ao intervalo a peder por 56-30.
A equipa de Pedro Monteiro ainda venceu o terceiro período (14-27), mas já não conseguiu recuperar e evitar a derrota. O canadiano Eddie Ekiyor (23 pontos, seis ressaltos, duas assistências) e o norte-americano Michael Moore (21 pontos, cinco ressaltos e uma assistência) foram os destaques da formação leonina.
O Sporting tem nesta altura sete pontos, menos um do que o Legia e menos três do que o Bahçesehir, que é líder do grupo L, com 10 pontos. O último encontro entre os leões e a equipa polaca vai ser decisivo.