Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Espanha vence Finlândia (74-81) e chega à final do Pré-Olímpico

Lorenzo Brown avança contra a defesa finlandesa graças a um bloco de Willy Hernangómez
Lorenzo Brown avança contra a defesa finlandesa graças a um bloco de Willy HernangómezProfimedia
Willy Hernangómez, com 28 pontos, e Santi Aldama e Lorenzo Brown, com 15 cada, foram os arquitetos do triunfo espanhol. As Bahamas esperam-nos este domingo no jogo decisivo para a qualificação para Paris 2024. A seleção das Caraíbas derrotou o Líbano por 89-72 nas meias-finais.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Espanha enfrentou em Valência um duelo sem rede contra a Finlândia pelo acesso aos Jogos de Paris. Scariolo apelou ao público na Fuente de San Luis e os adeptos responderam ao numeroso público finlandês que se deslocou ao país vizinho.

O jogo foi muito equilibrado. No final do primeiro período, a vantagem era de 17-20 a favor da equipa nacional, que passou a ser de 30-38 ao intervalo, graças à liderança de Lorenzo Brown, que marcou 11 dos últimos 14 pontos da Espanha, bem como um triplo de Rudy Fernandez, para aumentar a vantagem antes de ir para o balneário.

Mas no terceiro período, a Finlândia acordou. Apesar de não ter a sua estrela Lauri Markkanen neste Pré-Olímpico, o jogo de Gustavsson, Maxhuni e Jantunen levou a um maior sucesso nos remates e a um maior fracasso nos remates de Espanha. A equipa nórdica chegou a ter três pontos de vantagem antes do último quarto (59-56).

No início dos últimos 10 minutos, Gustavsson aumentou a vantagem da Finlândia, mas Alberto Diaz, com dois triplos, trouxe a Espanha de volta ao jogo. Santi Aldama voltou a colocar a equipa de Scariolo na frente a cinco minutos do fim (66-67). Seguiu-se uma festa de três pontos, com Grandison, Llull e Madsen a marcarem triplos consecutivos.

A partir daí, houve um período de erros de ambas as equipas e chegámos aos últimos dois minutos com o marcador a marcar (72-72). Aí, Willy e a defesa fizeram +4 antes de entrar no último minuto (72-76). Os lances livres de Brown aumentaram a vantagem e a Finlândia já não conseguia apanhar a Espanha. O cesto de Willy e a defesa de Alberto Díaz deram o toque final ao jogo.