Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Tudo o que precisa saber sobre o torneio olímpico de basquetebol

Os EUA serão mais uma vez a equipa a derrotar
Os EUA serão mais uma vez a equipa a derrotarARIS MESSINIS/AFP
Guia para acompanhar o basquetebol nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que se realizarão de 26 de julho a 11 de agosto.

Origem e formato

O basquetebol foi inventado em 1891 por James Naismith, um pastor canadiano que emigrou para os Estados Unidos e que procurava uma atividade para entreter os jovens a seu cargo durante o rigoroso inverno.

O desporto tornou-se um dos mais populares do mundo. A liga mais poderosa é a liga profissional norte-americana (NBA), com jogadores de mais de 40 nacionalidades. A congénere feminina, a WNBA, decorre de maio a setembro.

O basquetebol masculino estreou-se nos Jogos Olímpicos em Berlim 1936, enquanto o basquetebol feminino se estreou em Montreal 1976.

Nos Jogos de Barcelona de 1992, os jogadores americanos da NBA chegaram aos Jogos Olímpicos com a Dream Team, uma equipa lendária que reunia gigantes como Michael Jordan e Magic Johnson.

Duas equipas de cinco jogadores competem num campo coberto de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura com o objetivo de fazer a bola passar pelo cesto do adversário, que está preso a um círculo de 45 centímetros de diâmetro a 3,05 metros do chão.

Os cestos valem um ponto para os lances livres (o jogador fica sozinho em frente ao cesto, sem oposição) e dois ou três pontos, consoante o jogador esteja posicionado dentro ou fora de uma linha colocada a 6,75 metros do cesto no momento do lançamento.

O jogo é dividido em quatro períodos de 10 minutos de jogo efetivo. Em caso de empate, o jogo prossegue com tantos prolongamentos de cinco minutos quantos os necessários para determinar o vencedor.

A competição

Nos torneios masculino e feminino: 12 equipas são divididas em três grupos de quatro e os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os dois melhores terceiros classificados, disputam os quartos de final, as meias-finais e a final.

Local olímpico partilhado: a primeira fase terá lugar no estádio Pierre-Mauroy, em Villeneuve-d'Ascq, perto de Lille (28 800 lugares). A partir dos quartos de final, o jogo será disputado em Paris-Bercy (15 900 lugares).

Torneio masculino (27 de julho a 10 de agosto):

Grupo A: Austrália, Canadá, Grécia e Espanha.

Grupo B: França, Alemanha, Japão e Brasil-

Grupo C: Sérvia, EUA (atuais campeões), Sudão do Sul e Porto Rico

Torneio feminino (28 de julho-11 de agosto):

Grupo A: Sérvia, Espanha, China e Porto Rico

Grupo B : Canadá, Nigéria, França e Austrália

Grupo C : Estados Unidos (atuais campeões), Alemanha, Japão e Bélgica

Os Vingadores

Os Estados Unidos trouxeram as grandes armas para manter a coroa contra uma competição feroz liderada por várias estrelas da NBA. A equipa, rebaptizada pelos adeptos como The Avengers, contará com estrelas como LeBron James e Stephen Curry, que jogarão nos Jogos Olímpicos pela primeira vez, bem como o MVP da NBA 2022-2023, o camaronês Joel Embiid.

Sudão do Sul, a estreia

O Sudão do Sul vai disputar os seus primeiros Jogos Olímpicos depois de ter ganho a quota africana para o Campeonato do Mundo de 2023, no qual participou pela primeira vez. O país, independente desde 2011, celebrará a estreia olímpica em Paris-2024, quando ainda luta para recuperar de uma sangrenta guerra civil que deixou pelo menos 380.000 mortos e milhões de deslocados entre 2013 e 2018.

Reinado a confirmar e possível recorde

O reinado dos Estados Unidos da América é ainda mais forte nas mulheres. As americanas venceram os últimos sete Jogos Olímpicos e a última derrota remonta a Barcelona-1992.

Em Paris-2024, a Team USA tem entre os seus objectivos levar Diana Taurasi a um recorde olímpico. A base é campeã com os Estados Unidos desde Atenas 2004 e, se ganhar o ouro em Paris, tornar-se-á a única atleta de um desporto coletivo (feminino e masculino) a ganhar o ouro olímpico seis vezes.