Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Espanha confirma o seu poder nos desportos coletivos a nível mundial

Jogadores espanhóis festejam o seu bilhete para Paris-2024 na Fonte de São Luís
Jogadores espanhóis festejam o seu bilhete para Paris-2024 na Fonte de São LuísFEB
O potencial da Espanha nos desportos coletivos é inquestionável. Os espanhóis estarão representados em todos os desportos na capital francesa, nos Jogos Olímpicos, com exceção do voleibol e do râguebi de sete.

A qualificação da equipa masculina de basquetebol após a vitória sobre as Bahamas, na final do Pré-Olímpico de Valência, significa que a Espanha terá dez equipas em Paris-2024.

Na capital francesa, dentro de apenas três semanas, os representantes do basquetebol masculino, basquetebol feminino, andebol masculino, andebol feminino, andebol feminino, futebol masculino, futebol feminino, pólo aquático masculino, pólo aquático feminino, hóquei masculino, hóquei feminino e 3x3 feminino lutarão pelas medalhas.

Um marco sem precedentes que, juntamente com os resultados dos desportos individuais, que são maioritários, deverá ajudar a Espanha a bater o recorde de 22 medalhas, estabelecido em Barcelona-1992. 

De facto, esta é a segunda maior delegação da história de Espanha, com 382 atletas.

"Uma das melhores equipas da história do desporto espanhol"

Sergio Scariolo (63 anos) não escondeu a sua satisfação após a conquista do bilhete olímpico por La Familia, num período de transição em que a Espanha conquistou o Eurobasket-2022, mas também se despediu do Campeonato do Mundo de 2023 na segunda fase.

"Na forma como jogámos, como nos ajudámos uns aos outros, como competimos, a coesão.... Essa é a nossa força. Podemos perder superestrelas, talvez um dia uma delas venha a ser outra, mas até lá temos de ter a coesão de que temos de fazer tudo pela equipa para ganhar. No final do dia, participar e fazer parte desta equipa é um privilégio. Esta é uma das melhores equipas da história do desporto espanhol", afirmou.