Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Espanha perde com Canadá (88-85) e diz adeus ao torneio de basquetebol

Brizuela defende Shai Gilgeous-Alexander
Brizuela defende Shai Gilgeous-AlexanderAFP
Espanha caiu perante o Canadá e foi eliminada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde Sydney-2000. A seleção espanhola deu o seu melhor em todos os momentos e despediu-se de forma honrosa da competição. Dario Brizuela foi o melhor da equipa nacional com um grande final de jogo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A vitória da Grécia contra a Austrália obrigou Espanha a ganhar... ou a ganhar se quisesse estar nos quartos de final. A Espanha encarou o jogo contra o Canadá com muita intensidade. Os comandados de Jordi Fernandez tinham vencido os dois jogos anteriores e já estavam qualificados, mas queriam o primeiro lugar.

A Espanha pressionou nos ressaltos e mostrou uma grande melhoria, especialmente em comparação com o jogo de abertura contra a Austrália. No entanto, os remates exteriores não foram particularmente bons.

O primeiro período terminou empatado (19-19) e, no segundo, a toada manteve-se graças ao trabalho de Willy na tabela e de Llull. Mas um mau final, com cinco pontos de Shai Gilgeous-Alexander, com um triplo e um roubo de bola que deu origem a um cesto de dois, fez com que chegássemos ao intervalo a perder 11 pontos.

De regresso do balneário, o ímpeto da equipa da América do Norte foi travado por um triplo de Llull e dois pontos de Abrines. Mas os contra-ataques canadianos liderados por Brooks e Barrett colocaram o resultado em +11. O jogo vertiginoso dos americanos colocou a Espanha em apuros, embora o trabalho defensivo da equipa de Scariolo começasse a dar frutos, com um bloco de Aldama sobre Brooks e um triplo de Abrines que colocou os espanhóis a seis pontos.

A desvantagem no final do terceiro quarto foi reduzida para oito pontos (64-56) graças ao trabalho defensivo da equipa nacional. No último período, Dario Brizuela tomou as rédeas da seleção nacional com quatro cestos quase consecutivos que colocaram Espanha de novo no jogo.

No entanto, houve várias imprecisões nos ataques que fizeram cometer perdas absurdas. Mas a Espanha continuou a pressionar. Com Pradilla a contribuir na defesa e no ataque. Brizuela colocou a equipa nas suas costas, colocando os espanhóis a quatro com um triplo (80-76) a pouco mais de 2:30. Llull marcou um de dois lances livres, Nenmbhard respondeu e Brizuela colocou a fasquia pessoal nos 17.

Depois, falhou um lançamento de três pontos e Gilgeous Alexander fez o mesmo. Abrines marcou um de dois lances livres e Barrett marcou um triplo, o que aumentou a desvantagem para cinco pontos a 38 segundos do fim e custou o jogo. Llull ainda converteu um lançamento de três pontos para aproximar de um ponto a 3,1 do fim. Mas já era demasiado tarde. Gilgeous Alexander marcou dois lances livres depois de ter forçado uma falta e o último cesto de Llull não entrou.

Espanha está fora dos Jogos Olímpicos, no grupo mais difícil e a enfrentar uma grande equipa como o Canadá.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore