Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Espanha supera Grécia (84-77) e ainda sonha com quartos de final no basquetebol

Sergio Lllull contra Giannis Antetokounmpo
Sergio Lllull contra Giannis AntetokounmpoAFP
A Espanha venceu a Grécia no segundo jogo da fase de grupos do torneio olímpico de basquetebol e mantém intactas as suas hipóteses de se qualificar para os quartos de final. Santi Aldama foi o melhor jogador de Espanha, com 19 pontos, 12 ressaltos e 25 de eficácia. Na Grécia, Giannis Antetolounmpo marcou 27 e conseguiu 11 ressaltos.

Espanha 84-77 Grécia

Se há uma coisa que caracteriza as equipas de Scariolo é o seu extraordinário espírito competitivo. E a Espanha voltou a demonstrá-lo num grande jogo contra a Grécia. Os gregos, liderados por Spanoulis e comandados por Giannis Antetokounmpo, entraram no jogo com vontade.

Calatahes e o próprio Anteto criaram as primeiras vantagens para os gregos. Antetokounmpo, dos Bucks, dominou o jogo interior, num primeiro período em que a única resposta de Espanha foi Santi Aldama. Até que apareceu o incrível Llull. O menorquino fechou os primeiros 10 minutos com oito pontos consecutivos, incluindo dois triplos, e La Familia estava a perder por um ponto no final do quarto (21-22).

No segundo período, a equipa nacional entrou em força. O grande trabalho defensivo de Rudy, Garuba e Alberto Díaz e a contribuição ofensiva de Pradilla, Abrines e Brzizuela estabeleceram as primeiras vantagens. A tudo isto juntou-se a boa forma de Llull e Aldama. Resultado: 49-35 ao intervalo.

No terceiro período, Anteto colocou a equipa nas suas costas e foi muito bem sucedido na marcação de pontos para reduzir a diferença, uma vez que tinha ficado em branco no segundo período. Marcou seis pontos consecutivos para iniciar um período de 6-12 para os gregos. No entanto, Aldama fez um grande lançamento de três pontos e deu à estrela da NBA uma falta no ataque. Uma bola de três in extremis de Toliopoulos deixou o resultado em 62-56 antes dos 10 minutos finais.

Antetokounmpo continuou a reduzir a diferença até que Rudy Fernandez marcou umtriplo para dar algum fôlego à Espanha. Toliopoulos e Juancho contribuíram para a festa. O jogador do Aris de Salónica esteve a um nível extraordinário, com 4/4 de três pontos. A nota negativa foi dada pelo capitão da seleção espanhola pouco depois. Rudy teve de se retirar depois de levar uma pancada na cara e chocar com as pernas de Juancho. 

Entretanto, uma falta cometida por Anteto e um ressalto ofensivo aproveitado por Santi Aldama para marcar um golo deixaram o resultado em 79-71 a 2:05 do fim. O canário justificou-se com um bloqueio sobre Papagiannis.

No último minuto, Anteto fez um lançamento de três pontos que poderia ter empatado o jogo, mas falhou e Willy apanhou o ressalto. O madrileno converteu dois lances livres para marcar +5. A defesa funcionou no último ataque grego e Alberto Díaz marcou o último cesto.

Os quartos já não são uma quimera. É tempo de lutar pelo segundo lugar, esta sexta-feira, contra outra grande equipa como o Canadá.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore