Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Estados Unidos já estão nos quartos do torneio masculino de basquetebol

LeBron foi novamente o comandante na quadra
LeBron foi novamente o comandante na quadraAFP
Os Estados Unidos asseguraram esta quarta-feira os quartos de final do torneio olímpico de masculino de basquetebol de Paris-2024, ao vencerem o Sudão do Sul em Lille, por 103-86.

Os norte-americanos passam para o comando do Grupo C e já sabem, após duas vitórias, ambas com mais de 100 pontos, que vão vencer a poule, em que o surpreendente Sudão do Sul disputa o segundo lugar com a Sérvia.

A equipa de Stephen Curry, em noite negativa (3 pontos, 1/9 lançamentos) e LeBron James ainda deixou os africanos encurtar distâncias, no terceiro tempo, mas teve sempre o jogo perfeitamente controlado. Os parciais foram de 26-14, 29-22, 18-21 e 30-29.

Bam Adebayo, dos Miami Heat, chegou aos 18 pontos, mas isso não chegou para ser o homem do jogo, com o sudanês Nuni Omot, que atua na liga chinesa, a anotar excecionais 24 pontos.

Mais cedo, a Sérvia relançou-se no torneio, esmagando Porto Rico por muito desnivelados 107-66. Com este resultado, os sérvios ficam com mais alento para o decisivo jogo com o Sudão do Sul, no sábado, e acompanharem os Estados Unidos nos quartos de final.

A estrela Nikola Jokic esteve muito perto de fazer um triplo duplo, anotando 14 pontos, 15 ressaltos e nove assistências. Filip Petrusev chegou aos 15 pontos, mas o melhor marcador foi mesmo Christopher Ortiz, de Porto Rico, com 19 pontos.

No torneio feminino, avançou o Grupo A, que já tem espanholas e sérvias nos quartos de final, após triunfos sobre Porto Rico (63-62) e China (81-59), respetivamente.

A Sérvia e Espanha vão agora jogar entre si na disputa pelo primeiro lugar, no sábado, com o intuito de escapar aos adversários mais fortes nos oitavos, já na Arena Bercy de Paris.

O objetivo fica conseguido, para ambas - chegar à segunda semana do torneio.

A Espanha apura-se, mas de forma agónica, já que após ir a prolongamento com a China, só superou Porto Rico com dois lançamentos livres mesmo no fim da partida.

A espanhola Megan Gustafson, com 18 pontos e 13 ressaltos, foi a melhor anotadora no jogo, registando Arella Guirantes, de Porto Rico, 15 pontos.

Tudo diferente para a Sérvia, muito fácil vencedora da China, vice-campeã do mundo mas totalmente irreconhecível em Lille. As desastradas chinesas não foram além de 16/55 na conversão, ou seja uma taxa de eficácia de 29,1%.

As chinesas precisam agora de uma vitória folgada sobre Porto Rico para ainda terem hipóteses de passagem aos quartos como uma das duas melhores terceiras classificadas desta fase.

Yvonne Anderson, da Sérvia, contabilizou 15 pontos.