Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Estados Unidos reprimem a rebelião da Sérvia (95-91) e vão defender o ouro no basquetebol

Stephen Curry comemora um dos seus 36 pontos
Stephen Curry comemora um dos seus 36 pontosAFP
Os homens dos Balcãs jogaram um jogo extraordinário até ao último período. Ao intervalo, o resultado era de 43-54 a favor da Sérvia, que tinha 17 pontos de vantagem. No final do terceiro período, 63-76. Mas os Estados Unidos fizeram um sprint final sensacional até ao fim do jogo. Stephen Curry (36 pontos e nove triplos), Joel Embiid (19 pontos) e LeBron James (16 pontos e 11 ressaltos) foram os jogadores que mais se destacaram. A Sérvia contou com 17 pontos de Bogdanovic, 17 de Jokic e 15 de Avramovic, que se esgotou na segunda parte.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A Sérvia apertou os parafusos aos EUA desde o início do jogo. Quando todos supunham que uma equipa de sonho com LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Jayson Tatum iria passear por Paris-2024, o talento da Sérvia, herdado da antiga Jugoslávia, apareceu, embora no final não tenha sido suficiente para derrubar os favoritos.

Os Balcãs, que tinham perdido 84-110 com os americanos na fase de grupos, dominaram desde o início. Liderados por Aleksa Avramovic e pela capacidade de marcação de Bogdan Bogdanovic, lideravam por 23-31 no final do primeiro período.

Longe de desanimar, aumentaram a vantagem em mais três pontos ao intervalo para 43-54. Os 20 pontos de Stephen Curry revelaram-se insuficientes para fazer face ao vendaval sérvio. Após o recomeço, a Sérvia aumentou a sua vantagem em três pontos (63-76) no final do terceiro período.

No último período, a equipa de Steve Kerr pressionou desde o início, mas a Sérvia manteve a compostura. No entanto, um lançamento de três pontos falhado por Jokic e um posterior lançamento de Durant, com mais uma posse de bola e outro triplo de Kevin Booker, trouxeram os americanos de volta ao jogo (73-78 a sete minutos do fim).

Entre Durant e Embiid, os Estados Unidos mantiveram o sucesso nos lançamentos exteriores e a desvantagem oscilou entre os quatro e os sete pontos. Até que aumentaram a intensidade defensiva, evitaram encestar em dois ataques sérvios e, com Joel Embiid e Lebron James no ataque, certificaram um parcial de 21-8 que empatou o jogo (84-84 a 3:39 minutos do fim).

A Sérvia respondeu com um afundanço de Petrusev, mas o nono triplo de Curry - a um do recorde olímpico - colocou os EUA na frente (87-86). Depois disso, a corrida e o afundanço de LeBron confirmaram a tendência. A vantagem de quatro pontos era definitiva e os EUA ganharam o jogo por 95-91.

Os americanos vão defrontar a França na final, este sábado. O terceiro e quarto lugares serão disputados entre a Alemanha e a Sérvia, numa repetição da final do Campeonato do Mundo do ano passado.