Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Rudy Fernández será o primeiro jogador de basquetebol a participar em seis Jogos Olímpicos

Rudy Fernández celebra o bilhete olímpico com os seus companheiros de equipa
Rudy Fernández celebra o bilhete olímpico com os seus companheiros de equipaFEB
Foi preciso muito trabalho num Pré-Olímpico exigente, mas o objetivo foi alcançado. A Espanha vai estar presente nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e um jogador que se retira do basquetebol no final dos Jogos vai fazer história.

Rudy Fernández (39 anos) vai disputar os Jogos Olímpicos pela sexta vez. Nunca ninguém o tinha feito antes na categoria masculina. Assim, distanciar-se-á de seis outras lendas que têm cinco participações: Pau Gasol (Espanha), Juan Carlos Navarro (Espanha), Luis Scola (Argentina), Oscar Schmidt (Brasil), Teófilo Cruz (Porto Rico) e Andrew Gaze (Austrália).

"Prometi ao meu pai que os Jogos Olímpicos seriam o meu último torneio", assumiu.

Na categoria feminina, Diana Taurasi (EUA) disputará a sua sexta edição dos Jogos Olímpicos e vai distanciar-se de Adriana Moises Pinto (Brasil), Teresa Edwards (EUA) e Sue Bird (EUA).

Rudy participou em Atenas-2004, Pequim-2008 (prata), Londres-2012 (prata), Rio-2016 (bronze) e Tóquio-2020. Em Paris-2024, tentará acrescentar mais uma medalha à sua lista de distinções antes de se retirar do basquetebol.

O maiorquino ganhou, entre outras coisas, dois Campeonatos do Mundo, quatro Eurobasket, três Euroligas e sete Ligas ACB.

Legado

"É uma sensação incrível poder viver mais uma edição dos Jogos Olímpicos. O trabalho foi recompensado. Acreditámos, sabíamos como competir com eles e fomos muito agressivos. Agradeço ao povo de Valência por nos ter ajudado e impulsionado para podermos estar em mais uns Jogos Olímpicos", afirmou.

"Os veteranos deixaram um legado e é isso que tentamos transmitir aos novos atletas. No fim de contas, competir e estar com a seleção nacional é algo fantástico e eu vivi isso durante quase 20 anos. Sinto-me muito afortunado por poder viver isto todos os dias e para que continue", acrescentou Rudy Fernández.