Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Batalha campal na Euroliga resulta em 21 desqualificações

Uma situação menos bonita nos play-offs da Euroliga
Uma situação menos bonita nos play-offs da EuroligaProfimedia
A altercação provocada por uma falta cometida por Sergio Llul reflecte um relatório escandaloso. Enquanto os treinadores apelam à calma, as autoridades estão a estudar novas medidas para evitar futuros confrontos deste tipo durante a fase final da Euroliga.

Lamentável, invulgar e preocupante. A valiosa vitória (80-95)  do Partizan sobre uma equipa do Real Madrid com evidente falta de concentração foi ensombrada pela batalha campal que se gerou no pavilhão Wizink, na sequência de uma falta de Llul sobre Kevin Punter. O americano reagiu rapidamente e foi de encontro ao espanhol, desencadeando uma tempestade que ainda está a ter repercussões no basquetebol europeu.

Deck atacou Punter de forma agressiva. Yabusele, um dos protagonistas da altercação, derrubou Exum com uma golpe de judo. Os dois bancos entraram dentro da quadra. Em vez de apaziguar, atiçaram o fogo que culminou da pior forma para as equipas: os árbitros decidiram terminar o jogo a 1.40 minutos do fim .

Reveja aqui as principais incidências da partida

A Euroliga lamenta e condena a luta

Após a suspensão do jogo, os árbitros tomaram medidas sérias. Pelo Partizan, Yam Madar, Danilo Andjusic, Uros Trifunovic, Ioannis Papapetrou, Alen Smailagic, Aleksa Avramovic, Tristan Vukcevic, Mathias Lessort, James Nunnally, Kevin Punter e Dante Exum foram desqualificados .

Pelo Real Madrid, Guerschon Yabusele, Mario Hezonja, Dzanan Musa, Gabriel Deck, Nigel Williams-Goss, Anthony Randolph, Rudy Fernández, Alberto Abalde, Sergio Rodríguez e Adam Hanga tiveram o mesmo destino que os seus adversários sérvios.

Apenas Llull, Poirier e Leday foram poupados à desqualificação.

A Euroliga lamentou nas redes sociais o sucedido. A entidade condenou a situação e acrescentou que o que aconteceu "não representa os valores do basquetebol": "A Euroliga de Basquetebol condena veementemente os eventos que ocorreram no final do jogo. Tais acontecimentos não representam os valores de respeito que a liga e os seus clubes promovem e que o desporto do basquetebol encarna."

No total, o jogo terminou com 21 dos 24 jogadores desqualificados. Foi também noticiado que alguns jogadores sofreram uma lesão grave no lábio e existe uma rotura de um tendão do dedo do pé em resultado da altercação .