Real Madrid-Panathinaikos: Um clássico europeu sem precedentes na final
O Real Madrid, com 11 títulos da Euroliga, é o clube mais bem sucedido da competição. Atrás está o CSKA Moscovo, com oito, seguido imediatamente pelo Panathinaikos e pelo Maccabi Telavive, com seis. Os gregos e os israelitas protagonizaram um empate épico nos quartos de final, no quinto jogo.
Apesar disso, Madrid e Atenas nunca se defrontaram numa final da Euroliga. Berlim acolherá pela primeira vez este duelo numa luta direta pelo título.
As duas equipas foram as melhores da época regular. O Real Madrid terminou em primeiro lugar com 27 vitórias e sete derrotas, enquanto o Panathinaikos terminou logo a seguir com um registo de 23-11.
1-1 nesta época
Nos encontros da fase regular da Liga, uma vitória para cada equipa. O Madrid venceu o OAKA (78-90), enquanto o Panathinaikos ganhou 86-97 no Palácio dos Desportos.
O Real Madrid continua em grande forma, com a ligação Campazzo-Tavares e o remate exterior dos jogadores dos Balcãs. Tanto Dzanan Musa como Mario Hezonja são particularmente bons na frente do cesti. Para o Panathinaikos, os principais perigos são Kendrick Nunn e Jerian Grant no exterior e Mathias Lessort no interior.
E temos exuiste um representante espanhol, Juancho Hernangómez. Em Atenas não tem o destaque de que goza na seleção nacional, mas tem os seus minutos e será um jogador a ter em conta.
Esta final da Euroliga, recorde-se, também terá representação portuguesa, ao nível da arbitragem.