Basquetebol: Benfica bate Póvoa (101-77), FC Porto dá resposta e vence Sporting (86-72)
Benfica 101-77 Póvoa
O Benfica respondeu ao triunfo portista com uma vitória clara sobre o CD Póvoa, que vinha de uma excelente sequência de resultados, e continua com os mesmos 38 pontos do FC Porto.
Num encontro de sentido único, as águias lideravam ao intervalo por nove pontos de diferença (46-37), tendo revelado uma percentagem bem superior nos lançamentos (53.3% - 35.7%) do que a equipa visitante no 1.º período.
A jogar em casa, o Benfica sentenciou a partida após o intervalo, ao vencer o 3.º período por 34-25, criando uma margem de 18 pontos no marcador para fechar a partida com um parcial de 21-15.
Wishart, do Póvoa, foi o melhor marcador da partida com 17 pontos, enquanto Terrel Carter, do Benfica, somou 14 pontos e falhou o duplo-duplo por um ressalto (nove), algo que Gonçalo Delgado conseguiu apesar da derrota - 14 pontos e 11 ressaltos.
FC Porto 86-72 Sporting
Imbatível em casa, a equipa azul e branca aproveitou esse fator para conseguir um bom arranque, com Melvin a começar a carburar para ajudar o FC Porto a construir uma vantagem de quatro pontos (6-2).
O Sporting acabou por reduzir a desvantagem com uma boa sequência de triplos (10-10), mas o FC Porto nunca permitiu que os leões invertessem a ordem do marcador.
Omlid liderou o FC Porto nesse período e os azuis e brancos terminaram o 1.º quarto em vantagem (23-17). No arranque para o 2.º quarto, Yussuf começou a destacar-se no ataque do Sporting, ajudando a equipa verde e branca a reduzir desvantagem para apenas um ponto (24-23).
Em cima da buzina, o poste do Sporting manteve a diferença em apenas dois pontos (41-39), com os leões a melhorarem no 2.º quarto, com um parcial de 18-22, numa partida intensa de ambas as partes e na qual os ataques conseguiram superiorizar-se às defesas.
Se a primeira parte tinha sido equilibrada, o início do 3.º quarto começou por ser ainda mais. O Sporting aproveitou uma sequência de faltas do FC Porto para voltar a igualar o marcador (43-43), mas um afundanço de Melvin logo a seguir tirou aos leões a possibilidade de saltarem para a liderança pela primeira vez no encontro.
Esses dois pontos acabaram por ser determinantes e motivaram a equipa portista para uma boa reta final no 3.º quarto (26-22), embora as decisões estivessem guardadas para o final - 67-61.
Nesse período, o FC Porto espalhou classe no Dragão Caixa e animou os adeptos azuis e brancos, com Omlid em grande a celebrar na direção das bancadas enquanto o FC Porto dilatava a distância graças a uma sequência de 10-0 (80-66) com cinco minutos para jogar.
Pedro Monteiro pediu desconto de tempo para terminar a péssima série da sua equipa, mas o FC Porto não tirou os pés do acelerador e confirmou o triunfo sem sobressaltos. Tanner Omlid, com um duplo-duplo (24 pontos, 10 ressaltos) foi o destaque da partida. Yussuf (22 pontos, sete ressaltos) foi o melhor da equipa leonina.