Basquetebol: Play-offs para a decisão do título português ficaram definidos
Dia de decisões no campeonato nacional de basquetebol. A 22.ª segunda jornada da fase regular ajudou a definir quem caiu para a segunda divisão e o quadro de play-offs de onde vai sair o próximo campeão nacional.
Começando pela frente da tabela, os cinco primeiros classificados cumpriram. O FC Porto assegurou o primeiro posto com um triunfo sobre o Lusitânia (67-98), onde se destacou Nuno Sá (17 pontos e 12 ressaltos). Os dragões somaram 40 pontos, mas vantagem no confronto direto com o Benfica.
As águias também somaram 40 pontos após a vitória diante do Portimonense (61-105), onde José Silva (22 pontos) foi o melhor marcador e Isaiah Johnson (13 pontos, seis ressaltos e cinco assistências) ficou perto de um triplo-duplo. Atrás das águias ficou a Oliveirense com 38 pontos, confirmados após o triunfo sobre o Vitória SC (77-94), onde Darius Carter se distinguiu (25 pontos e sete ressaltos).
O Sporting ficou na quarta posição, com 27 pontos, fruto da vitória ante o Imortal (94-64), com Michael Moore (25 pontos) e Temidayo Yussuf (23 pontos) a ultrapassarem ambos as duas dezenas de pontos.
Play-offs:
Quartos de final (melhor de 3):
FC Porto – Imortal
Benfica – Vitória SC
Oliveirense – CD Póvoa
Sporting – Ovarense
Meias-finais (melhor de 5):
FC Porto/Imortal – Sporting/Ovarense
Benfica/Vitória SC – Oliveirense/CD Póvoa
Descidas
No extremo oposto da tabela, o Lusitânia já estava despromovido e ficou a saber este sábado que vai ser acompanhado pelo Portimonense. Os algarvios viram o Esgueira vencer o CD Póvoa (82-88) e perderam no confronto direto com o Galomar (que perdeu com a Ovarense) e vão regressar ao segundo escalão.