Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A semana na NBA: Celtics têm início perfeito, enquanto LeBron e Bronny fazem história

Tolga Akdeniz
LeBron e Bronny foram a história da semana
LeBron e Bronny foram a história da semanaČTK / AP / Ringo Chiu
A época da NBA tem agora apenas uma semana, mas com a natureza acelerada da liga, já muito aconteceu. Na nossa nova rubrica semanal, vamos pôr-vos a par dos principais tópicos dos últimos sete dias. Na nossa primeira edição, analisamos os actuais campeões, os Boston Celtics, bem como algumas estrelas dos Los Angeles Lakers.

Equipa da semana

Pode ser um pouco aborrecido falar apenas dos actuais campeões, mas os Boston Celtics tiveram um início de época tão imperioso que é difícil ignorá-los.

Depois de conquistar o seu primeiro título em 16 anos, a equipa de Joe Mazulla começou com quatro vitórias e zero derrotas, incluindo vitórias sobre alguns dos seus concorrentes mais próximos na Conferência Este, o New York Knicks e o Philadelphia 76ers.

Como é típico de Boston, a equipa está a ser prolífica ofensivamente e a partir da linha dos três pontos. Estão a liderar a classificação do rating ofensivo (126,1), foram os que mais pontos de três (86) fizeram e têm a maior percentagem de pontos de trás do arco (42,8%).

No jogo de estreia, o Boston marcou 29 pontos de três pontos, um recorde da NBA, e, na tentativa de quebrar o recorde, falhou as últimas 13 tentativas.

Os Celtics parecem formidáveis, e vai ser preciso uma equipa e tanto para os parar.

A desilusão da semana

Os Denver Nuggets, campeão de 2022, não tiveram o melhor começo de temporada, parecendo uma sombra de si mesmo e contando com o brilho individual de Nikola Jokic. Já os Milwaukee Bucks, mesmo com a dupla de astros Damian Lillard e Giannis Antetokounmpo, vivem tempos difíceis.

Depois de uma época 2023/24 atribulada, as expectativas eram maiores este ano, com Giannis a recuperar de uma lesão que o fez perder os playoffs. Mas a equipa começou com uma vitória e três derrotas, incluindo para os Chicago Bulls e os Brooklyn Nets.

Desde que Doc Rivers foi nomeado treinador, os Bucks ganharam 18 de 39 jogos. Quanto mais tempo isso durar, maior será a pressão sobre ele.

Jogador da semana

LaMelo Ball, Trae Young e Nikola Jokic estão todos muito bem, mas o grandalhão do Los Angeles Lakers , Anthony Davis, tem sido praticamente impossível de parar até agora nesta temporada. Sob o comando do técnico novato JJ Reddick, os Lakers têm mostrado ser uma equipa muito mais forte do que na temporada passada, e começou com três vitórias em quatro jogos.

Davis tem uma média de 32,8 pontos, além de 12 ressaltos e 2,5 desarmes de lançamento por jogo, e tem sido fundamental ao lado do eterno LeBron James no bom começo do Lakers.

Jogada da semana

Luka Doncic tem estado nos destaques por alguns passes incríveis, mas o afundanço de Giannis sobre Nikola Vucevic, poste do Chicago Bulls, é boa demais para ser ignorada.

História da semana

LeBron James está no 22.º ano na NBA e continua a fazer história. Na noite de abertura, ele fez um tipo muito singular de história. Com os Lakers a vencer os Timberwolves por 51-35, LeBron entrou em campo ao lado do filho Bronny, que foi recrutado durante a época baixa.

Ao fazê-lo, tornaram-se a primeira dupla pai-filho da história a jogar um jogo da época regular juntos. Bronny acabou por estar em campo durante dois minutos e 41 segundos na sua estreia.

"Aquele momento - nós a entrarmos juntos - é algo que nunca esquecerei, independentemente da idade que tiver, do facto de a minha memória se desvanecer à medida que envelhecer ou de qualquer outra coisa. Nunca esquecerei esse momento", disse LeBron: "Hoje foi tudo ótimo, tudo - desde o momento em que acordei. Obviamente, esta é a primeira vez nesta bela história da NBA que um pai e um filho estão no mesmo piso, quanto mais na mesma equipa. Foi muito fixe".

Siga a NBA no Flashscore