Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Agentes de Ja Morant dizem que arma era falsa mas NBA não recua no castigo

Miguel Baeza
Ja Morant enfrenta suspensão severa na NBA
Ja Morant enfrenta suspensão severa na NBAProfimedia
Pessoas próximas de Ja Morant disseram à NBA que a arma que o jogador trazia no seu último direto no Instagram era um brinquedo. No entanto, a associação, com o comissário Adam Silver ao leme, não está muito disposta a baixar a sanção que tem em mente para o jogador dos Grizzlies.

A extensão da suspensão de Ja Morant pela NBA só será conhecida depois da final entre os Denver Nuggets e os Miami Heat, que está empatada 1-1 após os dois primeiros jogos. Adam Silver não quer desviar as atenções do ponto alto da época e, por isso, adiou o anúncio do castigo.

Depois de ter estado afastado durante algum tempo devido aos seus problemas com o álcool e escândalos - posse de armas, agressão a menores, intimidação de seguranças - a estrela dos Memphis Grizzlies regressou ao campo, supostamente pronto a melhorar o seu comportamento.

No entanto, bastou-lhe pouco mais de um mês para cometer outro erro grave. O jogador da Carolina do Norte foi visto numa publicação do Instagram segurando uma arma, o que mais uma vez fez soar os alarmes.

Ja Morant já estava suspenso na época regular
Ja Morant já estava suspenso na época regularProfimedia

Após este incidente, a NBA decidiu tomar definitivamente as rédeas da situação, o que lhe garantiu um castigo exemplar. Começaram a investigar o caso e o comissário afirmou ter "informação adicional suficiente reunida" para emitir um veredito.

Embora a extensão total da punição não seja conhecida até que Silver a anuncie, alguns detalhes já surgiram, incluindo o facto de que Morant pode perder de 30 jogos a toda a próxima temporada. Se a suspensão chegar às 30 partidas, o jogador perderá nove milhões de dólares, o que acrescentará mais quatro milhões de dólares ao teto salarial da franquia do Tennessee, que terá de procurar uma contratação.

Agentes procuram fatores atenuantes

Numa tentativa de atenuar as consequências para o jogador de 23 anos, os agentes de Ja Morant alegaram que a arma com que foi visto no Instagram era um brinquedo. Um argumento bastante fraco, tendo em conta todos os acontecimentos em que o estudante da Universidade de Murray State esteve envolvido.

Pelo que se diz nos Estados Unidos, a NBA não considera a alegação um fator atenuante suficiente para reduzir o castigo do jogador. Acreditam que a única forma de conseguir uma mudança é serem severos na sua decisão para que o basquetebolista altere radicamente os seus comportamentos.

Ja Morant está a atravessar o pior momento desde que chegou à melhor liga de basquetebol do mundo. Estava a ser tudo e está prestes a deitar tudo a perder. A situação é tão má que, há algumas semanas, causou preocupação com a publicação de uma série de fotografias que pareciam uma despedida. Felizmente, a polícia chegou a sua casa e confirmou que ele estava em perfeitas condições.