Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Faleceu lenda Dikembe Mutombo

Hugo Filipe Martins
Atualizado
Dikembe Mutombo tinha 58 anos
Dikembe Mutombo tinha 58 anosTAKASHI AOYAMA/GETTY IMAGES ASIAPAC/Getty Images via AFP
Dikembe Mutombo, antigo jogador de basquetebol, faleceu esta segunda-feira, aos 58 anos, depois de lutar contra um cancro no cérebro, confirmou a NBA através das redes sociais.

Faleceu, esta segunda-feira, vítima de tumor cerebral, o antigo jogador Dikembe Mutombo.

Com mais de mil jogos na NBA, o antigo poste retirou-se em 2008/09, depois de cinco épocas ao serviço dos Houston Rockets, onde fez 289 jogos e somou 909 pontos.

Além dos Rockets, Mutombo representou os New York Knicks, Brooklyn Nets, Philadelphia 76ers, Atlanta Hawks e Denver Nuggets, onde começou a carreira e realizou mais encontros (381 no total, 4901 pontos).

Mutombo faz parte do Hall of Fame da NBA, depois de ter sido nomeado oito vezes para o jogo All Star e de ter sido considerado o jogador defensivo do ano em quatro ocasiões.

"Dikembe Mutombo era maior do que a própria vida. No campo, foi um dos melhores bloqueadores e jogadores defensivos da história da NBA. Fora do campo, deu o corpo e a alama para ajudar os outros", pode ler-se no comunicado divulgado pela NBA, do comissário Adam Silver.

O congolês foi ainda o primeiro embaixador global da NBA, facto mencionado no comunicado de Adam Silver.

"Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para ser o primeiro Embaixador Global da NBA. Era um humanitário por completo. Adorava o que o jogo de basquetebol podia fazer para ter um impacto positivo nas comunidades, especialmente na sua terra natal, a República Democrática do Congo, e em todo o continente africano", escreveu o comissário.