Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Jason "White Chocolate" Williams continua em grande forma aos 48 anos

Jason Williams, em 2006, com os Miami Heat.
Jason Williams, em 2006, com os Miami Heat.Doug Benc / Getty Images North America / Getty Images via AFP
O talentoso base brilhou na NBA durante 12 épocas, entre 1998 e 2011, tendo ganho um campeonato em 2006 com os Miami Heat de Dwyane Wade, Shaquille O'Neal, Alonzo Mourning e Gary Payton.

Se falarmos de Jason Williams muitos podem ter dificuldade em lembrar-se, mas se mencionarmos "White Chocolate" ("Chocolate branco", ndr), é mais fácil. Os adeptos da melhor liga de basquetebol do mundo cresceram a ver o homem que trouxe o jogo das ruas para a NBA, e os jovens de hoje vêem os seus highlights na Internet quando procuram vídeos do passado.

Já passaram 13 anos desde que o lendário base dos Sacramento Kings, Memphis Grizzlies, Miami Heat e Orlando Magic terminou a carreira profissional, mas longe de abandonar o cesto, continua a encantar o público em competições locais com quase meio século de idade (48 anos).

Pelo menos, é isso que se pode ver num vídeo de compilação publicado nas redes sociais pela Home Team Hoops. "White Chocolate" exibe um repertório interminável de assistências, passes por trás das costas, sem olhar, Alley-Oops, fintas e uma série de movimentos que não estão ao alcance de muitos jogadores no ativo.

Se é verdade que a sua velocidade já não é a mesma, a sua qualidade é mais do que suficiente para ser superior à dos adversários. A melhor época regular a nível de pontos foi em Memphis, em 2001/02, com uma média de 14,1 pontos por jogo. No capítulo das assistências, onde sempre fez magia, no ano seguinte fixou o seu máximo com 8,3.

Teve também um papel fundamental na conquista do anel de 2006 pelos Miami Heat, com uma média de 9,3 pontos, 3,9 assistências e 2 ressaltos em 29,8 minutos. A sua pós-temporada mais prolífica (2005) foi com os Grizzlies, com uma média de 17 pontos e 5,3 assistências por jogo.