Celtics tentam repetir o título, enquanto LeBron James e o filho unem-se no início da temporada da NBA
Os Celtics vão erguer a 18.ª bandeira de campeão, um recorde, quando os New York Knicks visitarem Boston, enquanto James e os Los Angeles Lakers recebem o Minnesota nos jogos da noite de abertura.
Os adeptos de Boston não festejam duas coroas consecutivas da NBA desde 1968 e 1969 - o fim da era da dinastia Bill Russell - mas, depois de terminarem uma seca de títulos de 16 anos, a estrela Jayson Tatum anseia por essa glória.
"Nunca se tratou apenas de tentar ganhar um", disse Tatum.
"Agora podemos estar, pelo menos, na mesma sala que os outros Celtics, as grandes equipas, os outros grandes jogadores. Agora é apenas uma conversa sobre o quão grande estamos a tentar ser, em que nível queremos ser mencionados quando tudo estiver dito e feito?", acrescentou.
Tatum, que ajudou a equipa dos EUA a conquistar o ouro olímpico em Paris, diz que os Celtics sentem-se diferentes como campeões.
"É uma sensação diferente estar aqui em cima como campeão e saber o que é preciso, e querer estar no topo da montanha tantas vezes quanto possível", disse Tatum.
Tatum e Jaylen Brown lideram um alinhamento veterano dos Celtics, com o base Jrue Holiday e o central Kristaps Porzingis, lesionado.
"Queremos ganhar um campeonato todos os anos - esse é o objetivo, esse é o padrão, essa é a expetativa", disse o treinador dos Celtics, Joe Mazzulla.
"Só porque algo funcionou antes, não significa que vai funcionar novamente. Esse é o desafio", acrescentou.
LeBron James, o melhor marcador de todos os tempos da NBA, que faz 40 anos em dezembro, juntou-se ao seu filho mais velho Bronny na equipa dos Lakers durante uma derrota na pré-temporada contra Phoenix, a primeira combinação pai-filho da NBA.
"Foi fixe para nós os dois", disse LeBron James.
"Sem dúvida, um momento que nunca esquecerei. Foi como estar em 'The Matrix' ou algo do género. Não parecia real", explicou.
O grande astro Anthony Davis e o quatro vezes melhor jogador da NBA, James, levaram os Lakers às finais da Conferência Oeste de 2023, mas caíram na primeira ronda da temporada passada.
Um grande negócio fora da temporada enviou Karl-Anthony Towns para os Knicks, com o atacante Julius Randle e Donte DiVincenzo a irem para Minnesota.
Os Knicks também contratatram Mikal Bridges e, com o regresso de Jalen Brunson entre os veteranos, os Knicks poderão lutar pelo seu primeiro título da NBA desde 1973.
"Não podemos estar preocupados apenas com uma equipa. Temos que nos preocupar com toda a Conferência Este", disse Towns.
"Para conseguirmos o que queremos fazer e o que a cidade anseia que façamos, temos de ser uma equipa que não vença apenas Boston, mas que encontre uma forma de vencer todas as equipas", acrescentou.
Klay Thompson foi transferido de Golden State para Dallas, onde o tetracampeão da NBA fará parceria com Luka Doncic e Kyrie Irving para dar aos Mavericks, vice-campeões da NBA na época passada, um ataque de ameaça tripla.
Gerir o tempo de Embiid
O ala Paul George foi uma das estrelas dos Los Angeles Clippers na última temporada, mas não foi recontratado e, por isso, o veterano de 14 anos assinou um contrato de agente livre para se juntar ao pivô Joel Embiid e ao ala Tyrese Maxey em Philadelphia.
Embiid terá uma ação limitada em duas noites consecutivas para se manter saudável para os playoffs.
"Estamos muito concentrados em abril, maio e junho", disse o presidente de operações de basquetebol dos 76ers, Daryl Morey.
"Isso não significa que o tempo agora não seja muito importante também, mas vamos ser muito inteligentes sobre como administrá-lo durante a temporada", explicou.
Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard lideram Milwaukee, enquanto Indiana e Cleveland devem disputar novamente os primeiros lugares.
Os Atlanta Hawks adicionaram Zaccharie Risacher, a primeira escolha do Draft da NBA, o segundo francês consecutivo a ser escolhido em primeiro lugar, depois de Victor Wembanyama, o Estreante do Ano da NBA, ter ido para San Antonio na época passada.
"Wemby" teve 21,4 pontos, 10,6 ressaltos, 3,9 assistências e 3,6 bloqueios por jogo para os Spurs na sua campanha de estreia.
Shai Gilgeous-Alexander levou uma jovem equipa de Oklahoma City ao primeiro lugar da Conferência Oeste na época passada e os Thunder vão ser novamente formidáveis, juntamente com Denver, impulsionados pelo três vezes MVP da NBA Nikola Jokic, e Phoenix, com Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal.