Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco nomes a ter em conta no mercado da NBA

Sébastien Gente
Quem vai querer James Harden?
Quem vai querer James Harden?AFP
O mercado de 2023 não atingiu o nível de outros anos, mas viu a sua quota parte de movimentos. No entanto, entre jogadores livres e atletas que desejam ser negociados, ainda existem principalmente cinco nomes que parecem destinados a mudar de franquia, mas que ainda não encontraram solução.

Damian Lillard

O caso Lillard está longe de estar resolvido. No início do mês, depois de muita discussão, o base pediu para deixar os Blazers. A especulação não tardou a atingir o auge, masDame Dolla foi claro: só quer os Miami Heat. Só que os Heat não têm os activos necessários e estão à procura de um parceiro de troca.

Em suma, tem havido uma série de propostas, cada uma mais ridícula do que a anterior, mas até agora, status quo. O diretor-geral de Portland deixou bem claro: se é para continuar durante meses não existe problema. Por isso, esta novela de verão ainda vai durar mais tempo e resta saber se o jogador será transferido antes do início da época. A última notícia é que Miami ofereceu três escolhas de primeira ronda + Tyler Herro. Aguardamos o resultado.

Pascal Siakam

Fred VanVleet foi para Houston, apesar de os Raptors parecerem querer voltar a contratá-lo. As últimas notícias dão conta de que Toronto poderia aproveitar a oportunidade para virar uma nova página e separar-se do extremo/poste camaronês, enquanto este ainda tem valor, uma vez que está a entrar no último ano do seu contrato. E é claro que ele pode interessar a muitos. OrlandoIndiana, em particular, já entraram em contacto para medir a temperatura. Nada está definido, mas os Raptors têm a sua dupla Barnes-Anunoby para reconstruir e devem optar por aproveitar a juventude.

Jaylen Brown

Jaylen Brown? Esse mesmo. No papel, está no final do contrato, e tornar-se-á elegível para uma enorme renovação que apenas os Celtics, que detêm os direitos do jogador, lhe podem oferecer. Mas há um factor importante que pode mudar a situação: o próprio Brown.

No ano passado, foi mencionado numa tentativa de trazer Kevin Durant. Agora voltou a aparecer nos rumores em torno de Damian Lillard, que o próprio Jayson Tatum terá tentado convencer a vir para Boston. Com Dame e a chegada de Porzingis, é impossível encaixar a renovação no tecto salarial, e o jogador parece exausto por se encontrar em todos os rumores, apesar de ser tão consistente. Talvez a principal surpresa.

Zach LaVine

De acordo com Jake Fischer, do Yahoo Sports, foram os próprios Bulls que contactaram outras equipas para ver se estavam interessadas no base. Claramente, Chicago já está arrependido de ter dado a LaVine um contrato luxuoso no verão passado.

O jogador esteve ligado aos Knicks, mas a entourage do All-Star rejeitou essa opção. Também foi mencionado como uma peça adicional no dossier Lillard. Portanto, não parece bom para o futuro do mad dunker em Illinois, e seria surpreendente vê-lo novamente com os Bulls. Agora, quem é que vai querer um contrato de quatro anos com mais de 40 milhões de dólares por época?

James Harden

O melhor para o fim? De maneira nenhuma. No final de junho, Harden exerceu a sua opção de 35,5 milhões de euros e chegou a acordo com os 76ers: o objetivo era a sua troca, com o antigo MVP a apontar para os Clippers. Uma aberração, uma vez que, ao recusar a opção, o jogador estaria livre para se transferir. No entanto, nos termos de um trade kicker previsto no seu contrato, receberá mais 4,5 milhões de euros se for transferido.

O objetivo oficial é sair de Filadélfia e dar algo em troca ao clube. Exceto que, claramente, não há muitos, se não nenhuns, interessados. Que equipa sacrificaria uma escolha de primeira ronda por um jogador que esteve em três equipas em dois anos e que, claramente, poderá não voltar a assinar contrato? Harden parece ter errado com esta decisão - mais uma vez pelo dinheiro, e mal podemos esperar para ver como os 76ers vão lidar com um caso complicado.