Depois do primeiro anel, Tatum quer mais: "Nunca se tratou de tentar ganhar apenas um"
Após 16 anos de espera, a equipa verde alcançou o seu 18.º anel de campeão em junho, ultrapassando os Lakers como a equipa mais bem sucedida da NBA.
O seu principal jogador, Jayson Tatum, previu, em declarações à imprensa, que esse sucesso era o início de uma nova era de vitórias em Boston.
"Nunca se tratou de tentar ganhar apenas um", sublinhou Tatum. "Agora, pelo menos, podemos estar na mesma sala que os outros Celtics, as grandes equipas e os grandes jogadores", acrescentou.
"Todos os tipos que eu admirava quando era miúdo ganharam pelo menos um campeonato", recordou. "É diferente estar aqui agora como campeão, sabendo o que é preciso. Queremos estar no topo da montanha o maior número de vezes possível", disse.
Cinco vezes All-Star, Tatum reconheceu que foi "duro" passar de líder da equipa campeã das Finais para um dos jogadores menos utilizados da equipa americana que ganhou o ouro olímpico nos Jogos de Paris, em agosto.
"Isso dá motivação, se quisermos simplificar as coisas. Na altura, foi difícil", admitiu sobre a experiência.
Quando a NBA começar, a 22 de outubro, os Celtics vão partir como favoritos à manutenção do título, com um plantel que sofreu poucas alterações, como queria o diretor-geral Brad Stevens.
"Normalmente, não digo que não a uma ou duas mudanças, pequenas coisas que podem trazer motivação, criar uma faísca, dar-nos aquele pequeno extra de que precisamos. Mas acho que estes rapazes se motivam uns aos outros. A química deles é única e eles merecem a oportunidade de enfrentar esse novo desafio juntos", disse Stevens aos repórteres.
Por outro lado, o jovem treinador da equipa, Joe Mazzulla, sublinhou que esta época será um bom teste para medir a vontade de vencer do seu balneário.
"Queremos ser campeões todos os anos, esse é o nosso objetivo, esse é o nosso nível, é o que se espera", afirmou. "E é preciso manter a mente aberta, porque só porque algo funcionou uma vez não significa que vá funcionar de novo", concluiu.