Jazz adquirem John Collins, dos Hawks, em troca por Rudy Gay e futura escolha no draft
O negócio, que, de acordo com as regras da Liga, não pode ser finalizado até 6 de julho, com a chegada de um novo período de free agency, abre uma exceção comercial de 25,3 milhões de dólares, a maior da NBA, para os Hawks, de acordo com as notícias da ESPN e do The Athletic.
Collins, de 25 anos, natural de Utah, está a entrar na sétima época na NBA e, na campanha passada, em Atlanta, registou uma média de 13,1 pontos, 6,5 ressaltos, 1,2 assistências e 1,0 bloqueios por jogo. Com os Jazz, Collins fará parte de uma linha da frente juntamente com o poste finlandês Lauri Markkanen, e o jovem poste Walker Kessler, que teve uma média de 9,2 pontos, 8,4 ressaltos e 2,3 lançamentos bloqueados - o quarto maior da NBA - por jogo.
Exceção comercial
Os Hawks têm um ano para tirar partido da exceção comercial, que pode ser utilizada para ajudar os Atlanta a manter agentes livres ou a procurar talentos disponíveis para se juntarem ao base Trae Young. Gay, de 36 anos, é um veterano da NBA com 17 anos de experiência, com uma média de 5,2 pontos e 2,9 ressaltos por jogo na época passada, como suplente, nos Jazz.
Os Utah terminaram a última temporada com um recorde de 37-45, três jogos atrás dos Oklahoma City no último lugar do play-in da Conferência Oeste. Os Atlanta tiveram um recorde de 41-41 e ficaram com a sétima vaga nos playoffs da Conferência Este depois de vencerem os Miami no torneio de play-in, mas foram eliminados pelos Boston na primeira ronda.