Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mike Brown, dos Kings, faz história ao ser votado treinador do ano de forma unânime

Brown guiou os Kings aos play-offs
Brown guiou os Kings aos play-offsAFP
Mike Brown, dos Sacramento, foi nomeado treinador do ano da NBA na quarta-feira, tornando-se no primeiro vencedor unânime do prémio depois de conduzir os Kings, de Neemias Queta, de volta aos play-offs.

Brown também ganhou o prémio em 2009 com os Cleveland Cavaliers, orientando uma equipa que ganhou 66 jogos e que teve em LeBron James o Jogador Mais Valioso da Liga (MVP).

Foi despedido pelos Cavs um ano mais tarde, acabando por passar brevemente pelos Los Angeles Lakers.

No primeiro ano ao leme dos Sacramento, deu a volta a uma franquia que estava há 17 anos sem chegar aos play-offs, colocando um ponto final numa seca de 17 anos, a mais longa da história da NBA e a mais longa entre os principais desportos profissionais nos Estados Unidos.

O treinador de 53 anos de idade recebeu 100 dos 100 votos possíveis para o primeiro lugar, a primeira vez na história do prémio.

Brown chegou a Sacramento depois de seis temporadas como adjunto de Steve Kerr nos vizinhos Golden State Warriors.

"Estas honras não aparecem com frequência, por isso estou muito agradecido", disse Brown durante uma entrevista no programa do canal TNT que anunciou o prémio.

Há muito conhecido por dar prioridade à defesa, Brown transformou a jovem equipa dos Kings, na qual está incluído o português Neemias Queta, numa força ofensiva.

Os Kings lideraram a Liga em pontuação, com uma média de 120,7 pontos por jogo na época regular.

Ficaram em segundo lugar na percentagem de lançamentos de campo a 49,4% e em terceiro nas assistências por jogo, com 27,3%.

O registo de 48 vitórias e 34 derrotas é uma melhoria de 18 jogos em relação à época passada, quando terminaram com 30 triunfos e 52 desaires.

Agora, os Kings estão a vencer por 2-0 a primeira ronda do play-off contra os campeões atuais, Golden State Warriors, depois de dois triunfos nos dois primeiros jogos, em casa. O terceiro jogo da série disputa-se esta madrugada.

Brown venceu o prémio à frente do treinador dos Oklahoma City Thunder, Mark Daigneault, que conduziu um clube em reconstrução a um registo de 40 vitórias e 42 derrotas e a um lugar no play-in, enquanto o Joe Mazzulla, dos Boston Celtics, ficou em terceiro.

Mazzulla, de 34 anos, é o treinador principal mais jovem no ativo na NBA, levou Boston ao segundo melhor registo da NBA depois de ter chegado de forma surpreendente ao cargo dias antes do campo de treinos, quando Ime Udoka foi suspenso de forma abrupta por violar as regras da equipa.