Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Money Boogie": Franz Wagner e o mega contrato com os Orlando Magic

SID
Franz Wagner torna-se o jogador alemão mais bem pago de sempre da NBA
Franz Wagner torna-se o jogador alemão mais bem pago de sempre da NBAProfimedia
Franz Wagner estava com a cabeça inclinada para trás e a dormir no autocarro da equipa quando Dennis Schröder lhe tirou uma fotografia - e lhe deu uma nova alcunha. "Money Boogie", escreveu o capitão dos campeões do mundo de basquetebol alemães, por baixo da fotografia, no Instagram. Era a forma mais elevada de reconhecimento no mundo das estrelas da NBA, e Wagner também o tinha merecido: com um mega contrato, vai entrar em dimensões financeiras sem precedentes a partir de 2025.

De acordo com informações consistentes da imprensa, o jogador de 22 anos assinou uma extensão de contrato de cinco anos com os Orlando Magic, por um máximo de 224 milhões de dólares, o que equivale a uns bons 207 milhões de euros. Para comparação: a lenda Dirk Nowitzki ganhou cerca de 255 milhões de dólares na NBA, em 21 anos. Ou seja, uma média de 12,15 milhões.

Se Wagner for selecionado para uma das três equipas All-NBA - ou seja, entre os 15 melhores jogadores da liga - o montante poderá ascender a 269 milhões de dólares (249 milhões de euros). E, consequentemente, para 30 por cento do limite salarial dos Magic. O agente de Wagner, Jason Glushon, terá finalizado a extensão do contrato na quinta-feira.

Há poucos dias, Isaiah Hartenstein tornou-se no jogador alemão mais bem pago da NBA, com 27 milhões de dólares americanos por ano, após a sua transferência para os Oklahoma City Thunder - Wagner ultrapassa esta marca pelo dobro: 44,8 milhões por ano. Na Alemanha, apenas as estrelas da Fórmula 1 Michael Schumacher e Sebastian Vettel terão recebido montantes semelhantes.

A razão: a NBA está a crescer e o limite salarial das equipas para a próxima época é de 140,6 milhões de dólares. Quando Nowitzki sagrou-se campeão com os Dallas Mavericks, em 2011, eram 58 milhões de dólares. A melhor liga de basquetebol do mundo é uma máquina de marketing, com novos acordos televisivos que proporcionam à NBA receitas cada vez maiores, das quais os jogadores beneficiam através de um acordo coletivo de trabalho negociado até ao último pormenor.

Para o futuro com a Doppel-Wagner

O irmão de Franz, Moritz, também está na folha de pagamento dos Orlando Magic para as próximas duas temporadas, mas a 11 milhões de dólares americanos por ano, é significativamente "mais barato".

Incrédulo, escreveu no Instagram, por baixo de uma fotografia de criança do seu irmão mais novo a dormir: "Este tipo é um jogador Max da NBA... Incrível".

O facto de os Magic oferecerem ao pequeno avançado o salário máximo após a eliminação na primeira ronda dos play-offs é um sinal claro: Juntamente com Paolo Banchero, a escolha número oito de 2021 formará a dupla de estrelas em Orlando no futuro. Com Tristan da Silva, outro alemão vestirá a camisola dos Magic na próxima época - quase por um "preço ridículo" de 3 milhões de dólares.

Mas, primeiro, os irmãos Wagner vestirão a camisola da seleção da Alemanha, uma vez que os Jogos Olímpicos começam para os campeões do mundo dentro de um mês. Em Paris, Dennis Schröder terá certamente muitas oportunidades para estabelecer a alcunha de "Money Boogie". Ele próprio já recebeu quase 90 milhões de dólares em onze anos na NBA.