NBA: All-Star Game regressa com inovações para recuperar o interesse do público
As maiores estrelas da NBA vão reunir-se de sexta-feira a domingo em Indianápolis (Indiana) para um evento com algumas ausências notáveis, como o lesionado Joel Embiid (Sixers), atual MVP, e no qual LeBron James vai bater o recorde do número de participações com 20.
O evento, no entanto, perdeu muito do brilho anterior. O desinteresse das estrelas em participar no lendário concurso de afundanços e a total falta de intensidade no All-Star Game aborreceram o público e a audiência caiu a pique no ano passado.
"Quando se assiste a um All-Star Game da NBA, as pessoas esperam ver alguma competição", reconheceu Joe Dumars, vice-presidente executivo da NBA, antecipando mudanças no formato.
Para esta edição, a liga vai voltar ao clássico duelo entre as equipas da Conferência Este e da Conferência Oeste. Termina assim a experiência dos últimos seis anos em que as equipas eram mistas, com dois capitães (os jogadores mais votados) a dividirem os seus companheiros de equipa.
LeBron James, que foi sempre um dos capitães, voltou a ser o mais votado do Oeste e vai ultrapassar o recorde anterior de 19 escolhas de Kareem Abdul-Jabbar para o evento. King James, de 39 anos, será titular ao lado de Luka Doncic (Mavericks), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder), Kevin Durant (Suns) e Nikola Jokic (Nuggets) no Oeste.
No Este, Damian Lillard (Bucks), Tyrese Haliburton (Pacers), Jayson Tatum (Celtics) e Giannis Antetokounmpo (Bucks) serão titulares, além de um quinto titular para substituir Embiid, que está fora por lesão.
Haliburton representará os Indiana Pacers perante o seu público de Gainbridge Fieldhouse, enquanto Jalen Brunson (Knicks), Tyrese Maxey (Sixers), Scottie Barnes (Raptors) e Paolo Banchero (Magic), todos suplentes, farão a estreia neste jogo de exibição.
A NBA termina também o sistema de pontuação utilizado desde 2020 com um último quarto não cronometrado, em que vence a equipa que atingir um número de pontos previamente definido.
Pau Gasol repete o cargo de treinador
A festa do basquetebol começa na sexta-feira com as Rising Stars ("jovens estrelas", ndr), onde o fenómeno francês Victor Wembanyama terá a primeira experiência All-Star. O poste dos Spurs, a nova estrela da NBA, está a brilhar na primeira temporada na liga (20,5 pontos, 10,0 ressaltos e 3,2 bloqueios em média), mas não conseguiu um lugar na competitiva equipa da Conferência Oeste para o grande jogo de domingo.
O estreante mexicano-americano Jaime Jaquez Jr. (Heat) também vai competir no "Rising Stars", em que rookies promissores, jogadores do segundo ano e afiliados da G-League se defrontam divididos em quatro equipas, uma delas liderada por Pau Gasol.
Wembanyama, de 2,24 m de altura, regressa à quadra para a primeira competição de sábado, o concurso de habilidades, fazendo equipa com dois outros jovens escolhidos na primeira ronda do draft, Paolo Banchero e Anthony Edwards (Timberwolves).
Depois, Damian Lillard defenderá o título como vencedor do concurso de três pontos contra sete concorrentes: Haliburton, Brunson, Malik Beasley (Bucks), Lauri Markkanen (Jazz), Donovan Mitchell (Cavaliers), Karl-Anthony Towns (Timberwolves) e Trae Young (Hawks).
Curry contra Sabrina Ionescu
O grande jogo de sábado será o duelo entre Stephen Curry (Warriors), o melhor atirador da história da NBA, e Sabrina Ionescu (New York Liberty), uma das estrelas da liga feminina de basquetebol (WNBA).
Ionescu bateu o recorde de três pontos na WNBA no ano passado, falhando apenas dois dos 27 lançamentos, atraindo elogios do mundo do basquetebol, incluindo Curry, duas vezes vencedor do concurso da NBA (2015 e 2021). Ambos desafiaram-se mutuamente nas redes sociais e vão agora enfrentar-se na primeira batalha All-Star deste tipo.
O segundo dia termina com o concurso de afundanços, mais uma vez sem os afundadores mais espetaculares da liga.
Mac McClung, dos Osceola Magic da G-League, regressa ao evento depois da vitória inesperada do ano passado. Vai defrontar Jaylen Brown (Celtics), Jacob Toppin (Knicks) e Jaime Jaquez Jr. O fim de semana termina no domingo com o ponto alto do 73.º jogo All-Star.