Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Celtics recuperam desvantagem de 18 pontos e deixam Pacers à beira da eliminação (111-114)

AFP
Jason Tatum foi figura de Boston
Jason Tatum foi figura de BostonAFP
Os Boston Celtics, impulsionados pelos 36 pontos de Jayson Tatum, eliminaram uma desvantagem de 18 pontos para derrotar os Indiana Pacers por 114-111 no sábado e assumir uma vantagem de 3-0 nas finais da Conferência Este da NBA.

Indiana Pacers 111-114 Boston Celtics

Tatum acrescentou 10 ressaltos e oito assistências, Jaylen Brown marcou 24 pontos e Al Horford fez sete triplos, somando 23 pontos. Mas a mudança aconteceu quando os Celtics (que tiveram Neemias Queta no banco) encontraram uma forma de abrandar o ataque de alta voltagem de Indiana na segunda parte, conseguindo a vitória em Indianápolis, onde tentarão encerrar a série na segunda-feira.

"Os jogos das finais são os mais difíceis", disse Tatum, advertindo que os Celtics não podem relaxar, apesar do facto de nenhuma equipa da NBA ter recuperado de uma desvantagem de 0-3 para vencer uma série de play-offs.

O técnico do Pacers, Rick Carlisle, certamente não estava pronto para acenar a bandeira branca.

"Não vamos desanimar, vamos voltar aqui na segunda-feira à noite para tentar prolongar a série e vamos atacá-los ainda mais", prometeu Carlisle, que disse que os Pacers fizeram "um jogo corajoso".

Indiana, que estava invicto nos seis jogos anteriores em casa no pós-temporada, saiu determinado a evitar o buraco de 0-3, apesar da ausência do base Tyrese Haliburton, que agravou no jogo 2 a distensão do tendão esquerdo que o tem vindo a apoquentar nesta temporada.

Andrew Nembhard, que assumiu a posição de organizador, marcou 32 pontos e distribuiu nove assistências, com Pascal Siakam e Myles Turner a marcarem 22 pontos cada um para os Pacers, que aumentaram a vantagem para 18 pontos no segundo período e novamente no terceiro.

Mas uma jogada de três pontos de Jrue Holiday, que sofreu falta num cesto e concretizou o lance livre, colocou os Celtics na frente por 112-111 com 38,9 segundos para jogar. Foi a primeira vantagem desde os primeiros instantes do segundo período e os Celtics conseguiram mantê-la, com Holiday a roubar a bola a Nembhard e a fazer dois lances livres para selar o resultado.

"Acho que vi a oportunidade no primeiro lançamento", disse Holiday, que era questionável para ser titular por causa de uma doença até pouco antes do jogo: "Apenas ataquei e consegui a falta e o cesto."

Apesar da ausência de Haliburton, os Pacers conseguiram fazer o seu ataque disparar e eliminaram uma desvantagem inicial de nove pontos, explodindo no segundo período para construir a sua primeira vantagem de 18 pontos na competição.

Ainda não se sabe se Haliburton estará disponível para o jogo 4 na segunda-feira.

"Foi determinado que esta noite não era uma opção", disse o técnico dos Pacers, Rick Carlisle, antes do jogo, dizendo que Haliburton seria reavaliado.

O treinador dos Celtics, Joe Mazzulla, disse que a ausência de Haliburton deixou Boston a lutar para se ajustar desde o início.

"Demorámos algum tempo a perceber como é que os íamos enfrentar para os abrandar", assumiu: "Senti que era a nossa defesa, e acho que a elevámos a outro nível na segunda parte."