NBA: Celtics vencem Mavericks (99-106) e estão a um triunfo do título
Dallas Mavericks 99-106 Boston Celtics
Depois de uma homenagem antes do jogo ao ícone da NBA Jerry West, que morreu na quarta-feira aos 86 anos, Dallas aproveitou a oportunidade aberta pela ausência do grande homem de Boston Kristaps Porzingis, que dominou a a área pintada nos primeiros jogos. Com Doncic e Irving liderando o caminho, Dallas liderou por até 13 pontos - o primeiro triplo de Irving da série colocando o Dallas em 25-12.
Tatum saiu do marasmo e marcou 31 pontos. Brown marcou 15 dos seus 30 pontos num terceiro período escaldante e os Celtics (com Neemias Queta no banco) aguentaram para ficarem a uma vitória do 18.º título da NBA, um recorde na competição.
Boston, que atualmente partilha o máximo de 17 títulos com os Los Angeles Lakers, pode encerrar a série no quarto jogo em Dallas, na sexta-feira.
"Não estamos a relaxar nem nada do género", disse Tatum: "nem sequer estamos concentrados em ganhar na sexta-feira ou assim. Temos todo o tempo que for preciso, esse é o nosso lema. O tempo que for preciso, é o que vai ser preciso, e ninguém está a tentar relaxar de todo."
No entanto, os Mavericks entram na sexta-feira sabendo muito bem que nenhuma equipa conseguiu recuperar de uma desvantagem de 3-0 para ganhar uma série de play-offs da NBA. Com as costas contra a parede, os texanos reduziram uma desvantagem de 21 pontos no quarto período para um, com um lançamento de Kyrie Irving a 3:37 minutos do fim.
Nessa altura, Luka Doncic, a estrela dos Mavs, só podia assistir frustrado. Ele cometeu uma falta a 4:12 minutos para o fim do jogo, somanod a quinta e sexta infração em menos de um minuto e ficando fora da partida. O treinador dos Mavericks, Jason Kidd, contestou ambas e perdeu, com Doncic a sair com os Mavs a perderem por três, depois de ter sido apitado por uma falta no desarme de lançamento sobre Jrue Holiday.
Dallas continuou a pressionar, mas os Celtics tinham as respostas. Irving encontrou Dereck Lively para um afundanço que colocou os Mavs a 100-98, a 1:20 minutos do fim.
Mas Brown fez um lançamento em suspensão e, depois de Irving ter falhado um difícil triplo, Derrick White e Tatum fizeram dois lances livres cada um e os Celtics conseguiram a 10.ª vitória consecutiva nos play-offs, mantendo-se invictos na estrada nesta pós-temporada (7-0).
"Foi uma grande vitória para nós, e estou orgulhoso da forma como jogámos hoje", disse Brown: "Eles tiveram algum ímpeto, mas mantivemos a calma. Fizemos cestos na altura certa. Fizemos alguns bons lançamentos e encontrámos uma forma de ganhar."
Irving livrou-se de desempenhos de lançamento abaixo do normal nos primeiros dois jogos para liderar os Mavericks com 35 pontos. Doncic terminou com 27 pontos, seis ressaltos e seis assistências, antes de sair por faltas pela terceira vez na sua carreira.
"Não conseguimos jogar fisicamente", disse ele. "Não quero dizer nada... sabe, seis faltas nas finais da NBA, vá lá... (Façam) melhor do que isso."
Apesar de 156 equipas antes deles terem tentado e não conseguido recuperar de uma desvantagem de 3-0 para ganhar uma série de play-offs da NBA, Doncic não estava pronto para acenar a bandeira branca.
"Não acabou até que tenha acabado", insistiu. "Temos de nos manter unidos".