NBA: Celtics voltam às vitórias, Trae Young lidera Atlanta e Dallas impede recuperação épica
Boston Celtics 119-116 Milwaukee Bucks
Os Celtics disseram adeus a uma série de seis vitórias consecutivas na segunda-feira, depois de terem sofrido uma derrota inesperada contra os Charlotte Hornets, que estão em posição inferior na classificação, mas garantiram que não haveria hipótese de tal voltar a acontecer, assumindo o controlodo jogo no primeiro quarto e conquistando uma vitória clara.
Os Celtics estavam no comando depois de abrir uma vantagem inicial de 10-0 e, embora os Bucks tenha recuperado no quarto período para chegar à diferença de um dígito, a formação de Boston reagrupou e selou a vitória.
Jaylen Brown, dos Boston, marcou 26 pontos com o apoio de Jayson Tatum, que terminou com 23 pontos, 11 ressaltos e quatro assistências.
Kristaps Porzingis somou 21 pontos numa noite em que nada menos do que sete jogadores de Boston marcaram dois dígitos, com os Celtics a manterem a sua invencibilidade em casa e a aumentarem para 12-3, numa partida que não contou com o português Neemias Queta.
"Foi um esforço de equipa. Nós recuperamos e nos reagrupamos depois do último jogo", disse Tatum à ESPN após a vitória.
"Por vezes, é preciso perder um jogo para nos reagruparmos e recuperarmos a concentração. Adorei a forma como começámos o jogo. Eles deram tudo no final, são uma boa equipa, mas gostei da forma como reagimos no quarto período."
LA Lakers 101-104 Dallas Mavericks
Noutros jogos de quarta-feira, os Lakers não conseguiram completar uma notável recuperação de uma desvantagem de 20 pontos contra Dallas em Los Angeles.
A formação de LA parecia derrotada no início do quarto período, quando a partida estava 71-91 para os Mavericks, mas James liderou uma recuperação soberba com 16 pontos no quarto período, que ajudaram os Lakers a chegar a uma vantagem de 101-99 a pouco mais de um minuto do fim.
No entanto, o antigo colega de equipa de James em Cleveland, Kyrie Irving, salvou os Mavs com um triplo ponto decisivo para colocar Dallas de novo na frente por 102-101, e depois acrescentou dois lances livres tardios para selar a vitória.
O base terminou a partida com 28 pontos, enquanto Luka Doncic somou 30 para Dallas. James, que falhou um lance de três pontos no último suspiro que teria forçado o prolongamento, terminou com 26 pontos.
Phoenix Suns 123-115 Golden State Warriors
Em Phoenix, Chris Paul, dos Golden State, foi expulso contra o seu ex-clube, enquanto os Suns venciam uma batalha contra os Warriors por 123-115.
Depois de estarem a perder por cinco pontos no primeiro período, os Suns soltaram-se no segundo período, ultrapassando os Golden State por 37-16 e lançando as bases para a vitória. Paul foi expulso nos últimos momentos da primeira parte, depois de um ataque ao árbitro Scott Foster.
A estrela de Phoenix, Kevin Durant, marcou 32 pontos contra o seu antigo clube para garantir a vitória, com Devin Booker a somar 25. Klay Thompson liderou a pontuação dos Golden State com 23 pontos, incluindo seis triplos.
Orlando Magic 124-119 Denver Nuggets
Na Flórida, por sua vez, os Orlando Magic, em grande forma, derrotaram os Denver Nuggets, atual campeões da NBA, por 124-119.
Franz Wagner (27) e Paolo Banchero (23) somaram 50 pontos, enquanto Orlando superou uma desvantagem de nove pontos no início do quarto período e derrotou Denver por 42-31 no último período, garantindo a vitória.
Nikola Jokic liderou a pontuação da equipa de Denver com um triplo duplo de 30 pontos, incluindo 13 ressaltos e 12 assistências.
Minnesota Timberwolves 112-99 Philadelphia 76ers
Em Minneapolis, os Minnesota Timberwolves mantiveram a sua recente boa forma ao derrotarem os Philadelphia 76ers por 112-99.
Anthony Edwards liderou Minnesota com 31 pontos, enquanto Karl-Anthony Towns somou 23 pontos, 11 ressaltos e três assistências.
Atlanta Haws 147-145 Brooklyn Nets
Em Atlanta, Trae Young marcou 43 pontos para os Hawks na vitória por 147-145 no prolongamento contra os Brooklyn Nets.
Mikal Bridges terminou com 45 pontos, 10 ressaltos e quatro assistências, o melhor registo da sua carreira, para a equipa de Brooklyn, mas Young marcou 14 pontos no prolongamento para selar a vitória de Atlanta.
San Antonio Spurs 102-109 LA Clippers
Em San Antonio, Kawhi Leonard, dos Los Angeles Clippers, marcou 26 pontos no triunfo por 102-109 sobre o seu antigo clube.
A estrela francesa Victor Wembanyama liderou os marcadores de San Antonio com 22 pontos, num jogo que teve um incidente invulgar no segundo quarto, com o treinador de San Antonio, Gregg Popovich, a agarrar um microfone à beira do campo para apelar aos adeptos dos Spurs para pararem de vaiar o antigo jogador Leonard.
"Com licença - por favor, parem com os assobios, deixem estes rapazes jogar e mostrem um pouco de classe", disse Popovich à multidão, enquanto Leonard fazia um lançamento livre.
"Não é o que somos - parem com as vaias."