NBA: Cleveland trava os Boston Celtics, Nuggets tropeçam em Phoenix e Sengun brilha nos Rockets
Cleveland Cavaliers 105-104 Boston Celtics
Boston já vencia Cleveland por 22 pontos de vantagem e queria continuar a sua série de vitórias, a mais longa da NBA nesta temporada. No entanto, não conseguiu aguentar o último período, no qual os Cavaliers mostraram a maior reviravolta da história da franquia. O suplente Dean Wade foi o protagonista, marcando 20 pontos nos nove minutos finais, incluindo o cesto da vitória. " O aro de repente parecia tão grande quanto uma piscina", disse Wade.
Com 93-71, a equipa da casa fez uma série de 23-4 para voltar ao jogo. A dois minutos e meio do fim, já estavam a ganhar. Boston ainda reagiu e, graças a um cesto de Kristaps Porzingis com falta, recuperou a liderança a 37 segundos do fim. O jogo foi decidido por Wade, que afundou no ressalto de um lançamento falhado de um colega de equipa e deu a Cleveland uma valiosa vitória.
Jayson Tatum teve um último lançamento do outro lado, mas falhou. Tal como o treinador de Boston, que chamou os árbitros para verificarem uma possível falta no vídeo. No entanto, Tatum iniciou ele próprio o contacto com o defesa e os árbitros não apitaram, mesmo depois de verem a repetição.
"Tiremos o chapéu ao Wade. Mas nós devíamos ter ganho este jogo. Não podemos deixar que o adversário volte a entrar no jogo desta forma. Hoje perdemos a cabeça. Tínhamos o jogo nas nossas mãos, mas não o fizemos. Isso não pode acontecer", disse o base do Boston, Jaylen Brown.
Denver Nuggets 107-117 Phoenix Suns (após prolongamento)
Denver não conseguiu aguentar a segunda parte contra Phoenix. Kevin Durant carimbou a reviravolta do conjunto do Arizona empatou (102-102) com triplo, levando o jogo para o prolongamento.
Phoenix dominou o temp extra graças a Durant e Bradley Beal e venceu por 15-5. Durant marcou 35 pontos, o seu colega de equipa Grayson Allen fez oito triplos e marcou 28 pontos. Denver não foi ajudado pelos 25 pontos e 16 ressaltos de Nikola Jokic.
Houston Rockets 114-101 San Antonio Spurs
Sengun superou a estrela em ascensão Victor Wembanyama não só no ataque, mas também na defesa na vitória do Houston sobre o San Antonio, já que o talento francês marcou apenas 10 pontos.
O basquetebolista turco tornou-se apenas o quinto jogador desde 1973, quando as estatísticas de ressaltos começaram a contar, a marcar pelo menos 45 pontos, 15 ressaltos e cinco roubos de bola num jogo.
Toronto Raptors 98-139 New Orleans Pelicans
Trey Murphy acertou 10 triplosem 14 tentativas e 34 pontos ajudaram New Orleans a vencer claramente Toronto, que sofreu sua pior derrota em casa na história da franquia com uma formação muito desfalcada. Murphy é apenas o quinto jogador nesta temporada a acertar dois dígitos em arremessos de três pontos num jogo.
Dallas Mavericks 120-137 Indiana Pacers
Luka Doncic alcançou seu 14.º triplo-duplo da temporada com 39 pontos, 11 assistências e 10 ressaltos, mas Dallas caiu diante de Indiana. Foi o quarto triplo duplo consecutivo da estrela eslovena com pelo menos 30 pontos.
Os Pacers foram bem sucedidos graças a um desempenho coletivo, com nove jogadores a marcarem dois dígitos. "Um plantel forte tem-nos ajudado durante toda a época. Todos podem marcar 20 pontos e isso é um grande luxo", disse Myles Turner, que foi o melhor marcador do Indiana com 20 pontos.