NBA confirma interesse em investir no basquetebol europeu: "Há uma oportunidade"
"Estamos a trabalhar com a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) e com os nossos parceiros na Europa para aproveitar esta oportunidade de fazer crescer o basquetebol na Europa", declarou Mark Tatum, vice-comissário da NBA, em conferência de imprensa telefónica com os meios de comunicação social internacionais.
"Não há dúvida de que há uma oportunidade para o basquetebol continuar a crescer na Europa", disse Tatum na conferência antes do início da temporada 2024/2025 da NBA na terça-feira.
"O basquetebol é provavelmente o segundo desporto mais popular no continente, mas a sua quota de mercado é muito pequena neste momento", afirmou.
"Como podemos investir no ecossistema europeu do basquetebol, qual é o modelo de funcionamento possível, como poderia ser? Ainda estamos numa fase preliminar de discussões com a FIBA", disse Tatum.
O comissário da NBA, Adam Silver, mencionou a possibilidade de lançar um projeto na Europa em agosto, sem especificar se se trataria de uma competição para rivalizar com a Euroliga.
Na terça-feira, Tatum citou a Liga Africana de Basquetebol, fundada em 2019 em parceria com a FIBA, como exemplo e deu a entender que um empreendimento europeu poderia funcionar de forma semelhante.
No seu forte empenho na globalização, a NBA vai voltar a organizar jogos da época regular fora das suas fronteiras, desta vez na Cidade do México (2 de novembro) e em Paris (23 e 25 de janeiro).
A liga também informou na terça-feira que um total de 125 jogadores estrangeiros iniciarão a época, igualando o recorde da época passada.