NBA: Human Rights Watch critica ligações entre a Liga e os Emirados Árabes Unidos
A liga norte-americana tem vindo a realizar jogos de pré-época em Abu Dhabi desde 2022 e a Taça NBA, cuja edição desta época começou na semana passada, é agora patrocinada pela Emirates, com sede no Dubai.
"Estes jogos fazem parte dos esforços do governo dos Emirados Árabes Unidos para desviar a atenção das muitas violações dos direitos humanos cometidas no país e no estrangeiro", escreveu a HRW num comunicado.
De acordo com a ONG sediada em Nova Iorque, estas violações incluem o alegado apoio às Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares no Sudão, onde uma guerra provocou uma das piores crises humanitárias do mundo. As autoridades dos Emirados Árabes Unidos não reagiram de imediato, mas numa declaração emitida no início desta semana, voltaram a negar qualquer envolvimento na guerra no Sudão.
"Os Emirados Árabes Unidos rejeitam firmemente qualquer alegação de fornecimento de armas ou de equipamento militar a qualquer uma das partes em conflito", afirmaram num comunicado.
A HRW referiu-se também à "política de tolerância zero" dos Emirados em relação à dissidência e a um sistema de patrocínio "abusivo" para os trabalhadores migrantes.
Referiu-se ainda a um julgamento em massa, criticado por peritos da ONU e defensores dos direitos humanos, que condenou 43 pessoas naturais dos EAU a prisão perpétua por ligações a "terrorismo", em julho.
"A NBA deve estar ciente de que os Emirados Árabes Unidos organizam eventos desportivos, culturais e de entretenimento de alto nível para promover uma imagem pública de abertura e tolerância, em contraste com as violações sistemáticas e endémicas dos direitos humanos", acrescentou a HRW.
Os Emirados Árabes Unidos, ricos em petróleo, investiram em desportos de alto nível, como a Fórmula 1, o golfe e o futebol, sendo Abu Dhabi proprietário do Manchester City.
Muitos países, incluindo a China, a Arábia Saudita e o Catar, anfitrião do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, foram acusados de sportswashing ("lavagem desportiva").