NBA: Irving fica em Dallas, Draymond Green continua nos Warriors no início da free agency
Irving, um oito vezes All-Star que ganhou um título com Cleveland em 2016, mas alvo de muitas controvérsias fora do campo em Brooklyn, foi negociado com Dallas em fevereiro e concordou ficar com os Mavericks por 126 milhões de dólares, com opção de jogador para a última temporada, segundo o The Athletic e a ESPN.
Irving falhou mais de 50 jogos com os Nets por não ter sido vacinado contra a COVID-19 e outros oito por se ter recusado a pedir desculpa por ter promovido um filme antissemita nas redes sociais. O base teve uma média de 27 pontos em 20 jogos com os Dallas, mas os Mavs falharam os playoffs esta época.
Os Warriors mantiveram Green num contrato de quatro anos no valor de 100 milhões de dólares, de acordo com a ESPN e o The Athletic. Green optou por deixar expirar o contrato quando tinha a opção de o extender por mais um ano, negociando na free agency por um valor inferior ao que iria receber no próximo ano (22,3 milhões de dóalres), mas que ao mesmo tempo poupou aos Golden State o imposto sobre salários.
Pouco antes do início do período de negociação da free agency, a NBA anunciou que o teto salarial para a temporada 2023/24 seria de 136.021 milhões de dólares por clube, com uma folha de pagamento mínima de 122.418 milhões e um imposto sobre a folha de pagamento a começar em 165.294 milhões de dólares.
As negociações no mercado aberto não eram permitidas até sexta-feira de acordo com as regras da NBA, que também proíbem a assinatura de novos contratos até quinta-feira. Os relatos da imprensa são a única forma de ter um pequeno olhar sobre as movimentações das equipas para a próxima temporada.
Os Denver, atuais campeões da NBA, vão perder Bruce Brown para Indiana, um contrato de dois anos, no valor de 45 milhões de dólares, com o jogador de 26 anos a conseguir os melhores números da carreira em termos de pontos (11,5 por jogo) e minutos (28,5 por jogo).
Portland, ainda a ponderar sobre o possível destino da superestrela Damian Lillard, deve segurar Jerami Grant num contrato de cinco anos no valor de 160 milhões de dólares, de acordo com a ESPN e o The Athletic.
Kyle Kuzma aceitou voltar a assinar com Washington por 102 milhões de dólares ao longo de quatro anos, Coby White aceitou um contrato de três anos e 40 milhões de dólares para ficar em Chicago e Caris LeVert vai ficar em Cleveland com um contrato de dois anos e 32 milhões de dólares, segundo a ESPN e o The Athletic.
Destino de Harden desconhecido
Os Milwaukee Bucks, campeões em 2021, fecharam um acordo de três anos e 102 milhões de dólares com Khris Middleton, que deve permitir segurar a estrela grega Giannis Antetokounmpo, que pode tornar-se agente livre em 2025.
O destino do poste Brook Lopez, que terminou o vínculo com os Bucks na época passada, continua incerto. Os Bucks tiveram o melhor registo da NBA na época passada, mas perderam com os Miami na primeira ronda dos play-offs. Segundo o The Athletic, os Los Angeles Lakers chegaram a acordo com Gabe Vincent.
O extremo japonês Yuta Watanabe chegou a acordo com os Phoenix Suns, onde irá reencontrar o antigo colega de equipa de Brooklyn, Kevin Durant, segundo o The Athletic.
James Harden, a estrela dos Philadelphia, optou por não exercer a cláusula de renovação do contrato de 35,6 milhões de dólares para a próxima época, mas a ESPN e o The Athletic referem que a decisão foi tomada para permitir que a equipa trabalhe numa troca.
Harden, MVP em 2018 e três vezes melhor marcador da NBA, que completa 34 anos em agosto, poderia chegar à quarta equipa em quatro anos depois de se transferir de Houston para Brooklyn, em 2021, e dos Nets para os 76ers, em 2022. Diz-se que os Los Angeles Clippers e os New York Knicks estão interessados em Harden.
O que os Sixers podem obter em troca de Harden é crucial, já que o atual MVP da NBA , Joel Embiid, precisará de mais talento à sua voltar se quiser desencadear uma corrida pelo título.
Fred VanVleet, base de 29 anos que ajudou os Toronto Raptors a conquistar o título em 2019, deve atrair o interesse dos Houston Rockets, que têm muito espaço no teto salarial para comprar talentos.
Heat renovam com Love e garantem Richardson, Seth Curry volta a Dallas
De qualquer forma, só a partir de 06 de julho é que os contratos dos agentes livres podem ser oficializados. São as regras da NBA neste período. Eis alguns dos outros acordos que se tornaram públicos desde sexta-feira:
- Os Miami Heat assinaram novamente com Kevin Love e confirmaram o regresso de Josh Richardson, segundo a ESPN. O The Athletic noticiou também que a equipa estava disposta a negociar Victor Oladipo com os Oklahoma City Thunder.
Love, que completa 35 anos antes da próxima época, deu a volta à carreira em Miami e desempenhou um papel fundamental na corrida da equipa até às finais da NBA.
Richardson, escolhido na segunda ronda do draft de 2015 pelos Heat, oferece profundidade à equipa de origem, depois de Gabe Vincent se ter juntado aos Los Angeles Lakers.
Oladipo passou duas temporadas e meia em Miami. Anteriormente, jogou pelo Oklahoma City em 2016-17.
- Joe Ingles fecha contrato com os Orlando Magic.
Um dos principais contribuintes a sair do banco para os Milwaukee Bucks na última temporada, o poste de 35 anos receberá um contrato de dois anos e 22 milhões de dólares em Orlando, de acordo com a ESPN.
- O antigo MVP Derrick Rose vai para os Memphis Grizzlies. O base de 34 anos foi um jogador secundário nos New York Knicks na época passada.
- Herb Jones vai continuar nos Pelicans. Jones tinha recusado a opção de jogador para mais um ano a receber o salário mínimo, optando antes por um contrato de quatro anos no valor de 54 milhões de dólares para permanecer em Nova Orleães, de acordo com a ESPN.
- O veterano base Dennis Schroeder, que jogou pelo Lakers no ano passado, vai para os Raptors. Depois de perder a estrela Fred Van Vleet para os Houston Rockets, os Toronto assinaram com Schroeder um contrato de dois anos e 26 milhões de dólares.
- Reggie Jackson e DeAndre Jordan vão continuar nos Denver Nuggets. O contrato de Jackson será de dois anos e 10,25 milhões de dólares.
- Seth Curry regressa aos Mavericks para uma terceira passagem, com um contrato de dois anos. O antigo base dos Nets, um dos melhores lançadores de 3 pontos da NBA, jogou em Dallas em 2016/17 e novamente em 2019/20.
- Os Minnesota Timberwolves assinam com Shake Milton e Troy Brown. Milton, ex-jogador dos Philadelphia 76ers, assinou um contrato de dois anos e 10 milhões, de acordo com um relatório da ESPN. Brown jogou pelos Lakers na última temporada.
- Os San Antonio Spurs manteviram Julian Champagnie num contrato de quatro anos e 12 milhões de dólares. Champagnie assinou com a equipa em fevereiro, depois de ter sido dispensado pelos Sixers. Fez uma média de 11 pontos por jogo na última temporada.
- Os Boston Celtics chegaram a acordo com Oshae Brissett. De acordo com a ESPN, Brissett terá uma opção de jogador para o segundo ano do contrato.