NBA: Jokic, Doncic e Gilgeous-Alexander são finalistas do prémio para o melhor jogador
Jokic, que ganhou o prestigiado prémio em 2021 e 2022, teve uma média de 26,4 pontos, 12,4 ressaltos e 9,0 assistências com os seus Denver Nuggets a defenderem o título de campeões.
Doncic e Gilgeous-Alexander, ambos com 25 anos, são candidatos a MVP pela primeira vez. O esloveno foi o melhor marcador desta fase regular da NBA com 33,9 pontos por jogo e teve uma média de 9,2 ressaltos e 9,8 assistências para o Dallas Mavericks, que terminou em quinto lugar na Conferência Oeste.
Gilgeous-Alexander levou os jovens Oklahoma City Thunder a um surpreendente primeiro lugar no Oeste, com uma média de 30,1 pontos, 5,5 ressaltos e 6,2 assistências por noite.
A NBA também anunciou os finalistas em seis outras categorias. O fenómeno francês Victor Wembanyama (Spurs) não só concorre ao prémio de Rookie do Ano, para o qual é o grande favorito, como também ao de Jogador Defensivo do Ano.
Nesta última categoria, concorrerá com o compatriota Rudy Gobert (Timberwolves), candidato a um quarto prémio, e Bam Adebayo (Heat). A competição pelo prémio de Rookie do Ano inclui ainda Chet Holmgren (Thunder) e Brandon Miller (Hornets).
O prémio de jogador que mais evoluiu (MIP) será disputado por Tyrese Maxey (Sixers), Coby White (Bulls) e o turco Alperen Sengun (Rockets), enquanto os finalistas para o melhor sexto homem são Malik Monk (Kings), Bobby Portis (Bucks) e Naz Reid (Timberwolves).
A estrela dos Warriors, Stephen Curry, estará na disputa pelo Clutch Player of the Year, um prémio que reconhece os jogadores mais decisivos no final dos jogos, ao lado de Gilgeous-Alexander e DeMar DeRozan (Bulls).
Mark Daigneault (Thunder), Chris Finch (Timberwolves) e Jamahl Mosley (Magic) são os nomeados para o prémio de Treinador do Ano.
Os vencedores dos prémios, que são escolhidos por um painel de jornalistas, começarão a ser anunciados na próxima semana.