NBA: Jokic leva os Nuggets à vitória sobre os Timberwolves
Minnesota Timberwolves 112-115 Denver Nuggets
A estrela sérvia Jokic conduziu Denver até à linha de meta, depois de Minnesota ter eliminado uma desvantagem de 18 pontos no segundo período e ter abalado seriamente os actuais campeões da NBA. Os Timberwolves, que não contaram com os lesionados Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert, tiveram uma última tentativa para forçar o prolongamento, mas a tentativa de três pontos de Anthony Edwards acabou por bater no aro.
Denver subiu para o segundo lugar da Conferência Oeste com um registo de 48-21. Oklahoma City Thunder lidera a classificação com 47 vitórias e 20 derrotas, enquanto Minnesota continua firme na terceira posição, com 47 vitórias e 22 derrotas.
Os Timberwolves voltaram a entrar a todo o gás no jogo, depois de um terceiro período de jogo em que marcaram mais do que o Denver por 29-17, graças aos 14 pontos de Edwards, que terminou com 30 na noite. Mas os ajustes defensivos do Denver abrandaram a taxa de pontuação de Edwards no quarto período e os Nuggets aguentaram.
"Nós atirámos um corpo extra contra ele", disse o técnico do Denver, Michael Malone, sobre o ajuste tático no quarto período para impedir Edwards: "Um a defender Anthony Edwards é um desafio para qualquer um na NBA, então começamos a jogar corpos nele para tirar a bola de suas mãos."
San Antonio Spurs 107-113 Dallas Mavericks
Kyrie Irving terminou com 28 pontos, enquanto Luka Doncic conseguiu o 18.º triplo-duplo da temporada, enquanto os Dallas Mavericks venceram os San Antonio Spurs, num clássico texano.
Dallas melhorou para 40-29 e ficou em sétimo lugar na Conferência Oeste, fora dos lugares de acesso automático aos play.offs, a caminho do último mês da época regular. Doncic terminou com 18 pontos, 16 assistências e 10 ressaltos para ajudar a levar os Mavericks à segunda vitória consecutiva.
O treinador Jason Kidd, admitiu que a sua equipa foi forçada a lutar pela vitória, apesar de não ter jogado o seu melhor.
"Nem todas as vitórias são bonitas", disse Kidd: "Contámos com a nossa defesa para nos ajudar a conseguir esta vitória."
O treinador dos Spurs, Gregg Popovich, disse que a sua equipa - que está nos últimos postos da Conferência Oeste com um registo de 15-54 - pagou o preço por ter cometido demasiados turnovers.
"Nós superámos em número de ressaltos, lançámos melhor do que eles, vencemos no terceiro e no quarto períodos, e tivemos basicamente o mesmo número de assistências", disse Popovich: "Mas tivemos 16 perdas de bola, e essa foi a diferença do jogo."
Popovich, no entanto, foi encorajado pelos sinais de progresso da sua jovem equipa.
"O nosso objetivo é melhorar a cada jogo, individualmente e em equipa, e eles fizeram isso", disse Popovich: "Esforçaram-se e jogaram para vencer. Não se pode pedir mais nada."
Brooklyn Nets 91-104 New Orleans Pelicans
Noutros jogos, os New Orleans Pelicans continuaram a boa fase recente com uma terceira vitória consecutiva, batendo os Brooklyn Nets, em Nova Iorque.
Depois de duas mudanças de liderança no primeiro período, os Pelicans dominaram a partir daí, chegaram a uma vantagem de 24 pontos antes do intervalo e mantendo uma vantagem saudável de dois dígitos durante o resto do jogo. O postedo Pelicans, Zion Williamson, liderou a partida com 28 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, em uma noite em que sete jogadores do New Orleans terminaram com dois dígitos.
"Achei que no primeiro tempo demos o tom, no segundo tempo ficamos um pouco desleixados, mas no geral foi um esforço muito bom por parte dos nossos rapazes", disse o técnico do Pelicans, Willie Green.
Green ficou satisfeito com o facto de tantos elementos da sua equipa terem contribuído significativamente para a pontuação.
"É importante que todos os nossos rapazes que tocam no chão compitam, recuperem, partilhem a bola", disse Green: "No geral, um esforço sólido, vamos aceitar."
Orlando Magic aumentou a série de vitórias para quatro jogos com um triunfo por 112-92 sobre os Charlotte Hornets.
Os Houston Rockets derrotaram os Washington Wizards por 137-114 na estrada, graças a uma exibição de 42 pontos de Jalen Green, com Amen Thompson a somar 25.